No dia 27 de janeiro, o Cine Iberê apresenta mais uma edição do especial Cinema Mudo com Música ao Vivo, com o compositor, pianista, cantor e produtor Yanto Laitano, executando ao vivo a trilha sonora para o filme Tabu, de F. W. Murnau, realizado em 1931. Com curadoria de Marta Biavaschi. Tabu integra o programa Silêncio em Movimento – Cinema Mudo com Música ao Vivo –, em diálogo com a exposição Se o paraíso fosse assim tão bom, da artista britânica Cecily Brown.

Tabu é uma fábula sobre desejo e liberdade. Dividido em duas partes – Paraíso e Paraíso Perdido –, a obra revela fusão entre o natural e o sobrenatural em uma história trágica de amor. Uma mescla também do expressionismo alemão de seu diretor F.W. Murnau e da expressão lírica de Robert J. Flaherty, coautor do argumento do filme. Em Tabu, Murnau realiza uma ruptura na sua forma usual de expressão estética, utilizada nos seus filmes anteriores. O filme recebeu Oscar de Fotografia.

Numa ilha paradisíaca do Pacífico Sul, Reri e Matahi vivem um amor impossível. A jovem virgem é prometida aos deuses pelo velho feiticeiro da tribo, o que a torna um tabu para os homens. O pescador Matahi não se conforma com esta proibição do seu romance com Reri, e decidem fugir e viver juntos longe da tribo. Quando descobertos, Reri entrega-se em troca de liberdade para seu amado. Matahi rebela-se e tenta resgatar sua amada das amarras do destino.

Serviço – Cine Iberê
Domingo, 27 de janeiro
Das 16h às 17h30 –  Tabu, F. W. Murnau (84 min, 1931, Estados Unidos) – cinema mudo com música ao vivo com Yanto Laitano | Entrada franca por ordem de chegada | Classificação indicativa: 14 anos | Local: Auditório
Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min)
ENTRADA FRANCA
Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.