Home Jornal da Capital Cultura Fundação Iberê vence o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas nos destaques Acervos...

Fundação Iberê vence o Prêmio Açorianos de Artes Plásticas nos destaques Acervos e Publicação Impressa

632
0

Na noite da última quarta-feira, 27, a Coordenação de Artes Visuais da Secretaria da Cultura de Porto Alegre anunciou os vencedores do XIV Prêmio Açorianos de Artes Plásticas. A Fundação Iberê recebeu dois troféus: Destaque Publicações/Impressa, pelo catálogo da exposição Iberê Camargo – O Fio de Ariadne, e Destaque Acervos, pelo projeto em parceria com o Google, ambos organizados por Gustavo Possamai.

O Fio de Ariadne foi uma das três mostras que reabriu a Fundação, em setembro de 2020, depois de um período fechada em função da pandemia. Em abril deste ano, a exposição ​foi apresentada​ no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo​.

Com curadoria de Denise Mattar e Gustavo Possamai, a exposição apresentou cerâmicas e tapeçarias de grandes dimensões, obras que não eram expostas há cerca de 40 anos e que estão espalhadas em coleções públicas e particulares. O catálogo da mostra inclui textos de Denise Mattar, Andrea Giunta, Blanca Brites, Maria Amélia Bulhões e Paula Ramos, além das obras expostas e depoimentos de uma seleção de mulheres que marcaram a trajetória do artista.

A​ Fundação Iberê é, também, uma das pioneiras no país e a única no Rio Grande do Sul a participar do Google Arts & Culture, onde publicou todo o seu acervo e centenas de obras de Iberê Camargo que se encontram em coleções particulares e estrangeiras, totalizando mais de cinco mil itens. No ​Brasil, apenas o Projeto Portinari (RJ) possui um volume tão expressivo de obras na plataforma.

Produção de Iberê no Arts & Culture em números (até o momento): 3.780 guaches e desenhos; 650 pinturas; 357 gravuras mais provas de estado; 90 matrizes para gravuras; 250 fotografias pessoais, jornais e correspondências e dezenas de outros materiais.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here