Fundação Teatro São Pedro realiza entrega do Troféu Eva Sopher 2025 na próxima terça-feira

A Secretaria da Cultura e a Fundação Teatro São Pedro promovem a oitava edição do Prêmio Eva Sopher, que homenageia a empreendedora cultural que por mais de 40 anos foi diretora do teatro mais antigo de Porto Alegre (RS). Com o objetivo de valorizar artistas, profissionais e instituições que colaboraram significativamente para a promoção da cultura em suas diferentes expressões, a premiação deste ano ocorre no palco do Teatro Simões Lopes Neto, no Multipalco, na próxima terça-feira (16/12), às 20h, com entrada gratuita. 

Os agraciados com o Troféu Eva Sopher 2025 serão: Évora Holding Company (Destaque Institucional), o multiartista Álvaro RosaCosta a atriz Araci Esteves (Destaques Artísticos), a produtora Ana Fagundes (Destaque Cultural), e Diego da Maia (Destaque da Casa – há 15 anos à frente da Comunicação do Theatro São Pedro). Após a cerimônia, teremos a apresentação do espetáculo Cabaré do Tempo: pra Lembrar do Futuro, da Cia Rústica.

A Fundação Teatro São Pedro segue firme, cumprindo com a missão e os valores de Eva Sopher. Sua equipe, após 40 anos de aprendizagem ao lado desta grande personalidade, permanece com o espírito inovador, com o cuidado em valorizar a história e com a leveza de pensar no futuro, nas novas plateias e formas de consumo cultural. A proposta do Prêmio Eva Sopher é divulgar figuras públicas e marcas organizacionais que fazem a diferença para a cultura do estado do Rio Grande do Sul. Unindo esses conceitos no Multipalco, o legado de Eva Sopher se eterniza em um dos maiores complexos culturais da América Latina, no coração da capital gaúcha.

PREMIADOS

Categoria Instituição – Évora
A Évora é uma holding company que atua globalmente, por meio de suas controladas, na industrialização e comercialização de não-tecidos, filmes e elásticos.

Com diferentes projetos voltados à cultura, a empresa é uma grande amiga das artes de palco e patrocina, há mais de 10 anos, o Musical Évora, projeto fixo da casa que ocorre todas às quartas-feiras, na Sala da Música do Multipalco. 

Destaque Artístico – Álvaro RosaCosta (multiartista)
Álvaro Rosa Costa é compositor, cantor, instrumentista, produtor, ator, diretor teatral e professor. Nascido em Porto Alegre, formou-se em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e direcionou-se para a música e para as artes cênicas. Uma curiosidade: sua família trabalhava e morava nos fundos do Theatro São Pedro até os anos 1960. Tendo a magia do teatro como o quintal de sua casa, o menino Álvaro cresceu e tornou-se multiartista gaúcho reconhecido amplamente pela crítica, tendo recebido diversos prêmios locais e nacionais. 

Destaque Artístico – Araci Esteves (atriz)
Araci Esteves é nascida em Osório (RS), bacharel em Artes Dramáticas pela UFRGS e integrou a Companhia de Comédias com Dercy Gonçalves, realizando uma turnê pela Europa como atriz convidada. Estudou com a professora Olga Reverbel e foi uma das fundadoras do Grupo de Teatro Independente (GTI), do qual se originou o Teatro de Arena de Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, apresentou-se em dezenas de espetáculos no Theatro São Pedro, consolidando uma contribuição histórica para o teatro gaúcho.

Destaque Cultural – Ana Fagundes (produtora cultural)
Ana Fagundes iniciou sua carreira em 1983, como produtora na área de shows musicais. Ao longo dos anos, atingiu a marca de mais de 2000 eventos realizados. Em 1985, fundou a Casa de Cultura na cidade de Mostardas (RS), sendo sua primeira presidente aos 23 anos. Atua no mercado cultural e corporativo, com inúmeros trabalhos em consultoria em gestão pública na área da cultura, economia criativa, planejamento estratégico e marketing cultural. Coordenou, juntamente com Eva Sopher e sua equipe, a implantação do Multipalco. 

Destaque da Casa – Diego da Maia (assessor de comunicação)
Doutor e mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, Diego da Maia atua há 15 anos como coordenador de Comunicação da Fundação Teatro São Pedro, dedicando sua trajetória profissional à valorização da cultura, da arte e do patrimônio cultural. Durante sete anos, trabalhou diretamente com Eva Sopher, experiência que o formou não apenas como profissional, mas como agente comprometido com a excelência, o cuidado com as pessoas e o amor pelo teatro. Sua atuação é reconhecida pela sensibilidade, pela ética e pelo profundo respeito à comunicação como instrumento de transformação.

SERVIÇO
8° Prêmio Eva Sopher
Data: Terça-feira (16/12), às 20h
Local: Teatro Simões Lopes Neto (Rua Riachuelo, 1089 – Centro Histórico de Porto Alegre)
Entrada gratuita 

Fonte: Theatro São Pedro – Imprensa
Álvaro RosaCosta, Araci Esteves, Ana Fagundes, Diego da Maia e Évora Holding Company são os contemplados este ano

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.