Fundo Comunitário Porto de Todos cria Linha Emergencial Enchentes no RS
O Fundo Comunitário Porto de Todos (FCPT), criado pela Fundação Gerações em dezembro de 2023, passa a ter uma outra dimensão. Idealizado a fim de mobilizar recursos financeiros e apoio técnico capazes de potencializar iniciativas de base comunitária nas áreas mais vulneráveis de POA e Região Metropolitana, contempla atuação motivada pelos eventos climáticos extremos que castigam o Rio Grande do Sul.
O Fundo já realiza um primeiro ciclo de apoio voltado a seis negócios de impacto socioambiental periférico. “Mas, diante da calamidade que se abate sobre o RS, alteramos nosso planejamento e abrimos uma linha emergencial destinada a apoiar processos de regeneração das comunidades atingidas pelas enchentes”, detalha a coordenadora-geral da FG, Karine Ruy.
O FCPT foi elaborado a partir da experiência da FG – instituição em atividade há 15 anos – no programa Transformando Territórios, iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), financiada pela Charles Stewart Mott Foundation.
COMO VAI FUNCIONAR NA PRÁTICA
- A linha emergencial mobiliza recursos para atuação junto a comunidades de POA e Região Metropolitana no período que se segue às enchentes, quando serão necessárias muitas frentes de apoio financeiro.
- A FG realiza mapeamento e articulação com Organizações da Sociedade Civil, lideranças e projetos desenvolvidos em territórios para identificação de demandas prioritárias após a fase emergencial.
- Os valores mobilizados serão repassados integralmente para iniciativas mapeadas de forma flexibilizada, com processos simplificados.
- Os custos operacionais, jurídicos e administrativos serão de responsabilidade da FG.
- A FG realiza a prestação de contas para a comunidade, parceiros e Procuradoria de Fundações do Ministério Público do RS.
COMO APOIAR
Dados Bancários do Fundo Comunitário Porto de Todos
Fundação Gerações – CNPJ 10.429.353/0001-65
Banco Banrisul – Agência 0077
C/C 06.081126.0-5
Chave PIX portodetodos@fundacaogeracoes.org.br
Fonte: CORE Comunicação & Relacionamento