Galeria Xico Stockinger, na Estação Rodoviária da Trensurb, completa quatro anos
Localizada no túnel de acesso à plataforma da Estação Rodoviária da Trensurb, a Galeria Xico Stockinger completou quatro anos nesta segunda-feira (24). Inaugurado em 2019, o espaço cultural é uma iniciativa da Trensurb em parceria com o Sesc-RS, responsável pela curadoria das exposições artísticas e fotográficas. Desde a criação da galeria, estiveram em cartaz trabalhos de artistas visuais e fotógrafos como Trampo, Felipe Reis, Paulo Corrêa, Antônio Augusto Bueno e Bebeto Alves, Deivis Bueno, Fernando Espinosa, Claudio Benevenga e Ana Mendes.
Atualmente, o espaço recebe a exposição O feminino e a expressão criativa no caos, de Marcelo Bittencourt. Em cartaz até 31 de maio, a mostra consiste em três pinturas produzidas com técnicas diversas, como tinta acrílica e nanquim, mas também com materiais descartáveis e recicláveis, como revistas, embalagens e lixo não perecível. A técnica mista, repleta de experimentações, cria uma dança de formas, cores vibrantes e manchas diluídas, transitando entre a pintura e o desenho. O tema da exposição é o poder criativo da mulher, que pode dominar ou viver no meio do caos.
Gerente de Comunicação Integrada da Trensurb, Leonardo Marion explica que “a Galeria Xico Stockinger nasceu inspirada na já existente Galeria Mario Quintana [na Estação Mercado], sendo mais uma iniciativa da empresa para democratizar o acesso à arte”. Marion destaca ainda a importância dos esforços conjuntos com o Sesc: “Em parceria com o Sesc-RS, conseguimos manter uma programação diversa e de muita qualidade, dando espaço e visibilidade a novos artistas e também apresentando trabalhos de nomes já conhecidos”.
A Galeria Xico Stockinger foi batizada em homenagem ao centenário do artista austríaco radicado no Brasil, falecido em 2009, um dos principais nomes das artes plásticas no Rio Grande do Sul. Xico completaria cem anos em 7 de agosto de 2019. Um fator que contribuiu para a escolha de seu nome para batizar o espaço foi sua amizade com Mario Quintana, que empresta o nome à galeria da Estação Mercado.
Fonte: Comunicação Trensurb