Garibaldi integra projeto internacional e recebe rosa em homenagem à Anita Garibaldi
A cidade de Garibaldi ganhou um novo símbolo de identidade e conexão com suas origens. No dia 31 de outubro, foi realizado o plantio da “Rosa Anita Garibaldi by Pantoli”, no jardim do Museu e Arquivo Histórico Municipal, em adesão ao projeto internacional Anita Fidelis, criado pelos autores italianos Andrea Antonioli, Giampaolo Grilli e Alessandro Ricci.
A cerimônia, que integrou as comemorações pelos 125 anos de emancipação política do município, reuniu o trineto de Anita e Giuseppe Garibaldi, Francesco Garibaldi Hibbert, representantes da Guardia d’Onore del Pantheon, sediada em Roma, as Guardiãs de Anita e o diretor do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), Adilcio Cadorin.
Durante os atos realizados na Câmara Municipal de Garibaldi, o CulturAnita foi homenageado e foram prestadas reverências ao criador da rosa, o botânico italiano Giulio Pantoli, e aos autores do projeto.

A Rosa Anita Garibaldi, desenvolvida especialmente para o projeto, é símbolo de paz, união e valorização da mulher. Reconhecido pela ONU, Unesco e Parlamento Europeu, o projeto Anita Fidelis está sob tutela do Corpo Ecoforestale Nazionale e tem como propósito promover direitos humanos, valores democráticos, igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher.
“Mais do que um gesto simbólico, esta homenagem reforça o vínculo histórico e cultural entre Garibaldi e a Itália, e perpetua o legado de Anita, uma mulher que atravessou fronteiras e gerações com sua coragem e ideal de liberdade. Ao receber a Rosa Anita, nossa cidade reafirma seu protagonismo na preservação da memória da heroína que dá nome ao município“, destacou o prefeito Sérgio Chesini.
Fonte: Critério
Créditos: Samuel Arioli
