Gaúcha Secale Orgânicos retoma a produção e comemora conquista de Prêmio de Inovação do Pão de Hambúrguer de Cenoura e Açafrão
Retomando as operações 50 dias após ter a sua sede no Bairro São Geraldo, na capital gaúcha, inundada devido ao desastre climático no RS, a empresa Secale, conhecida por seus produtos orgânicos e veganos, foi premiada na Bio Brazil Fair 2024, pelo seu inovador Pão de Hambúrguer de Cenoura e Açafrão. De acordo com a diretora Rosângela Cabral, o reconhecimento reflete o compromisso da empresa com a saúde e a sustentabilidade, além de destacar a importância de dar protagonismo ao pão no universo dos hambúrgueres e chega num momento importante de reconstrução. O produto conquistou o 1º lugar na categoria Inovação, entre 400 inscritos.
No período em que a Secale ficou sem faturamento e teve suas entregas interrompidas, o foco foi unir a equipe rapidamente para superar a crise. “Recebemos apoio de clientes e prorrogações de prazos dos fornecedores, todos foram e estão sendo fundamentais nesse processo”, revela Rosângela. “Esse esforço conjunto permitiu que a empresa mantivesse a participação na Bio Brazil, já que marcamos presença desde a primeira edição, há 18 anos, e se fortalecesse para a nova fase que começou agora com a retomada da produção”.
O prêmio de inovação foi julgado por um júri composto por nutrólogos e nutricionistas, que avaliaram critérios como qualidade da embalagem, perfil nutricional e lista de ingredientes, cadeia produtiva, origem dos ingredientes, embalagem e comunicação clara e de fácil entendimento para o consumidor, entre outros. “Este prêmio é um tributo à dedicação e ao trabalho árduo que nasceu do meu apreço por cozinhar, experimentar sabores e da intenção de oferecer produtos saudáveis, o chamado alimento de verdade”, afirma a diretora. “Começamos fazendo pão de centeio e com o tempo a produzir com o trigo, mas desde o início trabalhamos com orgânicos e privilegiamos produtos da agricultura familiar”.
A consultora de design estratégico da Secale, Augusta Medeiros, destaca que a empresa estava prestes a dar um salto em termos de expansão, alinhando questões logísticas para conquistar novos parceiros comerciais pelo país. “Temos produtos com muita aceitação no mercado e prontos para atender uma demanda maior de consumidores como a linha infantil que tem o hamburguinho, e os bolinhos sem açúcar, adoçados com suco de maçã, lançados no início desse ano”, reflete. “Nosso desafio em termos estratégicos agora ficou ainda maior, já que temos que equilibrar as finanças da empresa, devido à perda total de matéria-prima, embalagens e de muitos equipamentos na enchente de maio”.
Os pães de hambúrguer da Secale, todos de fermentação natural e veganos, foram desenvolvidos em quatro sabores: Tradicional com Gergelim, Australiano, Beterraba, e Cenoura com Açafrão. Estes pães não apenas oferecem uma alternativa saudável, mas também elevam o papel do pão no hambúrguer, trazendo-o para o protagonismo da receita.
Fonte: Assessoria de Imprensa Tatiana Roesler