Grupo Andora completa uma década tendo como foco obras sustentáveis e ágil processo construtivo
A companhia, com três bases de atendimento – Andora Construções, Andora Engenharia e Andora Fast Construction – além de um quarto braço, Andora Incorporações, em fase de desenvolvimento de projetos, tem entre seus principais diferenciais a preocupação com a sustentabilidade e a utilização de metodologias e soluções construtivas que diminuem o impacto no meio ambiente. Como a denominação de um dos eixos já diz, a empresa também tem expertise na aplicação do processo Fast Construction. O sistema busca reduzir significativamente o tempo necessário para concluir o projeto, sem comprometer a qualidade ou a segurança.
Metodologia Fast Construction – Aplicado no prédio da Superintendência Regional do Sicredi em Porto Alegre/RS, entre outros projetos também já entregues, o método é caracterizado por uma abordagem de construção concentrada na velocidade e eficiência do processo construtivo para obras de até seis meses. Envolve a execução de técnicas avançadas, sistemáticas otimizadas e tecnologias inovadoras. De acordo com o sócio do Grupo Andora, Flávio Dahlem da Rosa, essas medidas visam agilizar as etapas de planejamento, projeto, realização e entrega do empreendimento, permitindo que a edificação seja concluída em um prazo mais curto em comparação aos sistemas tradicionais de construção. “A adoção de práticas eficientes de gerenciamento de projetos e a colaboração estreita entre as equipes de projeto e construção, desempenham papel fundamental na aceleração do processo construtivo”, destaca.
Os benefícios desta metodologia incluem ainda redução dos custos associados ao tempo de construção, menor interferência no ambiente local, otimização dos recursos e maior satisfação do cliente, devido à entrega mais rápida do empreendimento. Entre as estratégias empregadas na Andora Fast Construction estão a utilização de sistemas construtivos modulares, padronização de processos e implementação de tecnologias de gestão.
Sustentabilidade – O Grupo Andora prioriza a sustentabilidade em todas as etapas do processo construtivo, desde a elaboração do projeto até a conclusão da obra. Isso inclui a utilização de materiais de construção e isolamento térmico adequados, sistemas de iluminação eficientes e a adoção de tecnologias de energia renovável sempre que possível. “Essas atitudes valorizam os empreendimentos, atraem clientes conscientes e reforçam a reputação positiva da empresa como uma companhia comprometida com a construção de um futuro mais sustentável“, evidencia Flávio Dahlem da Rosa.
Certificação – Atualmente, a Andora está entre as empresas da Região Sul do Brasil que mais tem executado empreendimentos que estejam aptos a conquistar a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), tendo, inclusive, atingido na construção do Hotel Moov Porto Alegre, em 2021, o nível Platinum, alcançado por apenas 5% dos projetos no mundo.
Aspectos analisados – Todas estas obras foram ou serão pontuadas a partir de aspectos avaliados pela certificação LEED, como localização e transporte; terrenos sustentáveis; eficiência no uso da água; energia e atmosfera; materiais e recursos; qualidade do ambiente interno; e inovação e design. Sócio do Grupo Andora, Flávio Dahlem da Rosa salienta que ao construir edifícios energeticamente eficientes, por exemplo, há significativa redução no consumo de energia e, consequentemente, nos custos operacionais em longo prazo.
Obras de 2023 em execução – A companhia iniciou a construção da sede administrativa do Sicredi das Culturas RS/MG, em Ijuí/RS. O projeto, com área total de 9.192,56 m², foi desenvolvido para alcançar a certificação LEED Platinum. O empreendimento inclui agência, sede administrativa, auditório, estacionamento e demais áreas externas. Também estão em andamento as obras das revendas da New Holland, grupo Super Tratores, em Cachoeira do Sul/RS e em Pelotas/RS, bem como uma unidade das Lojas Renner, em Taquara/RS. Igualmente, está em andamento a ampliação da fábrica da John Deere, em Horizontina/RS, e a construção da Clínica Famiglia, na capital gaúcha.
Empreendimentos finalizados – Além do prédio da Superintendência Regional do Sicredi em Porto Alegre/RS, recentemente a empresa entregou o Centro de Experimentação Eurogarden, em Maringá/PR, localizado no bairro planejado Eurogarden, o mais sustentável do Brasil. A obra, que está em processo de certificação LEED Platinum e Well Platinum, é reconhecida por ter sua concepção pensada na eficiência do uso de recursos naturais e por ser um empreendimento que promoverá a saúde e o bem-estar da comunidade. O local foi projetado para receber luz solar, ventilação e captação da água da chuva.
Ainda está entre as concluídas, a revenda da John Deere, do grupo Alvorada Sistemas Agrícolas, em Pelotas/RS. Este empreendimento, erguido em um terreno de 20 mil m², possui 4.842,70 m² de área construída, e utilizou-se de um sistema moderno de construção a seco, gerando o mínimo possível de resíduos, buscando a sustentabilidade do projeto. O Grupo Andora também entregou no primeiro semestre de 2023 a construção da Superintendência Sicredi Noroeste, em Três de Maio/RS, em processo de certificação LEED, nível Gold. A edificação, com área total de 5.800 m², conta com sede administrativa, agência do Município e auditório, com capacidade para 300 pessoas.
Fonte: Dixon Comunicação