A 5ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) está com as inscrições abertas até 30 de setembro para pesquisadores e empreendedores do setor de saúde. Neste ano, além da tradicional premiação de artigos com o uso de metodologias relacionadas com genômica, proteômica, metabolômica e/ou radiômica, o PIF irá promover um desafio de aplicações para a análise de Exoma e um prêmio para startups de saúde.

Na categoria Artigo Científico, podem se inscrever autores ou coautores de trabalhos acadêmicos que utilizam as plataformas de genômica, proteômica, metabolômica e/ou radiômica, publicados a partir de 2018 em revista científica. Os artigos submetidos serão avaliados por uma banca avaliadora sob os critérios de originalidade, relevância clínica, inovação e fator de impacto da revista publicada.

Serão aceitos os trabalhos desenvolvidos no Brasil ou em colaboração com instituição nacional, que não tenham participado das edições anteriores do PIF e que não tenham recebido qualquer tipo de aporte do Grupo Fleury. Os finalistas serão convidados a fazer a apresentação de seus artigos na data da cerimônia de premiação, em 21 de novembro, no auditório do inovabra habitat, em São Paulo.

Novas categorias: projetos inovadores e novas startups
Novidade no Prêmio de Inovação, a partir desta edição, pesquisadores independentes ou equipes de alunos regularmente matriculados em cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu em instituições de ensino nacionais podem se inscrever na categoria Desafio, que neste ano consiste na apresentação de uma proposta de solução para a questão: “Atualmente, a análise do Exoma humano é frequentemente utilizada para a investigação de algumas doenças genéticas monogênicas ou multigênicas. Sabendo-se que grandes volumes de dados são gerados nestas análises, quais outras possíveis aplicações práticas em benefício do indivíduo e/ou da sociedade podem advir do mapeamento do Exoma humano?”.

A proposta deve considerar os preceitos éticos sem violação à legislação vigente e possuir embasamento científico documentado. Assim como na avaliação dos artigos, os finalistas serão escolhidos por uma banca avaliadora com base na originalidade, relevância clínica e inovação na aplicação proposta, e não podem ter vínculo com o Grupo Fleury. Também serão convidados a fazer a apresentação oral de seus projetos.

Neste ano, o PIF passa a premiar empreendedores que desenvolvem novas soluções direcionadas para o mercado de saúde, priorizando a jornada do paciente, na categoria Startups. Um dos critérios de análise é a aplicação da solução dentro da área de diagnóstico, monitoramento da saúde, bem-estar e prevenção, atendimento, tratamento e recuperação e/ou acompanhamento. As cinco startups finalistas serão convidadas a fazer um pitch de suas soluções em sessão aberta ao público. Para a inscrição, é necessário que as empresas possuam CNPJ ativo, não tenham vínculo com o Grupo Fleury e que todos os integrantes tenham mais de 18 anos.

Prêmios – Os vencedores nas categorias Artigo e Desafio receberão prêmios de R$ 10 mil, cada. Haverá, ainda, o reconhecimento de trabalhos escolhidos por voto popular, um em cada categoria, que serão premiados com troféus. Já as três melhores startups, selecionadas por banca avaliadora e voto popular, farão parte do ranking Fleury de startups. A empresa com a melhor soma de pontos ganhará apoio do Grupo Fleury e mentoria da aceleradora The Bakery Brasil.

Os interessados podem se inscrever até 30 de setembro de 2019 e consultar o edital completo na plataforma Fleury Lab, por meio do site: fleurylab.com.br/landing-pages/premio-inovacao-fleury/. A divulgação dos finalistas também será disponibilizada no site até 1º de novembro.

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.