Grupo Os Geraldos estreia em Porto Alegre com espetáculo dirigido por Gabriel Villela
O coletivo Os Geraldos desembarca pela primeira vez em Porto Alegre. Em sua estreia na capital gaúcha, a trupe de Campinas apresentará o espetáculo Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico em três sessões no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa, nos dias 7, 8 e 9 de agosto, sempre às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser retirados antecipadamente pelo Sympla.
A montagem reúne artistas que têm em comum o trabalho com o teatro popular: o diretor mineiro Gabriel Villela, com seu universo barroco, musical e colorido; a dramaturga Claudia Barral, nascida em Salvador e inspirada pelas narrativas, poesias e culturas locais do sertão baiano; e o grupo do interior paulista, com uma trajetória marcada por 17 anos de experiência. Em cena, estão 11 atores que apresentam uma história permeada por temas universais, como ciúmes, loucura, esperança e amor. A narrativa é embalada por uma trilha sonora cantada e tocada ao vivo pelo elenco, com canções de ícones da MPB como Roberto Carlos, Maria Bethânia e Caetano Veloso, fazendo uma grande homenagem à cultura brasileira.
A montagem apresenta três irmãs que vivem em Carinhanha, uma cidade do sertão baiano, às margens do Rio São Francisco. A mais nova das moças, às vésperas de seu noivado, apaixona-se por um viajante no porto, um acaso que muda o rumo de todas as personagens dessa história sobre a espera, o tempo e o amor.
A peça, que estreou em 2021, tem alcançado sucesso de público e crítica em importantes circuitos teatrais brasileiros, como o Festival de Curitiba, o Cena Contemporânea (Brasília/DF), o Tiradentes em Cena (MG), o Festival Nacional de Teatro de Passos, dentre outros, já tendo sido vista por mais de 10 mil pessoas, de 27 municípios brasileiros. As apresentações fazem parte de uma intensa circulação, apresentada e patrocinada pela Eletrobras. A turnê já percorreu o Norte, o Nordeste e as Minas Gerais do Brasil, com passagens por Belém, São Luís, Recife, Salvador e Belo Horizonte, e agora chega ao Sul do país, passando ainda por Florianópolis.
Grupo também realizará residência artística gratuita em Porto Alegre
Durante a estadia na capital gaúcha, o grupo Os Geraldos ainda realizará uma programação imersiva, com ações pedagógicas que compartilham metodologias do coletivo nas áreas do trabalho do ator, das técnicas de palco e da gestão cultural. A residência artística contará com quatro oficinas gratuitas, ministradas por diferentes profissionais, no CHC Santa Casa.
No dia 6 de agosto, às 10h, a temática será a montagem técnica e o processo logístico e de circulação de espetáculos teatrais. No dia 7, haverá duas atividades: uma oficina sobre a voz falada e cantada como princípio de criação da cena, às 10h, e o acompanhamento do ensaio musical do grupo, às 16h. Já no dia 8, às 10h, serão compartilhados procedimentos e princípios que guiam a gestão e a produção do grupo.
As inscrições podem ser feitas para a residência completa ou separadamente para cada oficina pelo formulário disponibilizado no perfil do Instagram @osgeraldos.
SERVIÇO
Cordel do Amor sem Fim – ou A Flor do Chico
Espetáculo do grupo Os Geraldos, com direção de Gabriel Villela e dramaturgia de Claudia Barral
Dias 7, 8 e 9 de agosto, quinta, sexta e sábado, às 20h
Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75 – Independência – Porto Alegre/RS)
Ingressos gratuitos, mediante retirada pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/cordel-do-amor-sem-fim-ou-a-flor-do-chico/3042476
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: 14 anos
Residência artística
Dia 6 de agosto, quarta-feira, às 10h – Acompanhamento de Montagem Técnica
Dia 7 de agosto, quinta-feira, às 10h – Oficina: A Música e a Cena
Dia 7 de agosto, quinta-feira, às 16h – Acompanhamento de Ensaio Musical
Dia 8 de agosto, sexta-feira, às 10h – Oficina de Gestão Cultural
Inscrições gratuitas pelo formulário disponibilizado no perfil do Instagram @osgeraldos
Fonte: Jéssica Barcellos – Jornalista
Crédito da foto: Ricardo Prado
