Nos próximos dias 30 e 31 de agosto, sexta-feira e sábado, às 19 horas, no Teatro Glênio Peres, acontece as duas apresentações de “Inimigos na Casa de Bonecas”, selecionado para a V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres. O espetáculo estreou em maio de 2018 no Projeto “Ponto de Teatro” do Instituto Ling em parceria com o Festival Palco Giratório SESC e foi reconhecido no Prêmio Açorianos de Teatro com os troféus de Melhor Trilha Sonora (Álvaro RosaCosta) e Melhor Ator Coadjuvante (Lauro Ramalho).

Dando continuidade à pesquisa em criação dramatúrgica e cênica desenvolvida pelo Projeto GOMPA, “Inimigos na Casa de Bonecas”é um dos 5 vencedores do prêmio International Ibsen Scholarship 2017, promovido bianualmente na Noruega para incentivar montagens inspiradas em Henrik Ibsen (1828-1906), em diferentes lugares do mundo. Em outubro deste ano, a peça gaúcha será encenada na cidade de Skien, terra natal de Ibsen, dentro da programação de lançamento da edição 2019 do Prêmio. No início o mês de junho, a diretora Camila Bauer esteve na Prague Quadrennial 2019 (na mesa Political Strenght of Scenography), na República Checa, para falar das questões políticas envolvidas no projeto.

Com direção de Camila Bauer, o espetáculo fala de um ponto indeterminado no futuro, onde Nora Helmer revê o momento decisivo em que seu casamento com Torvald começa a fazer água. É um momento fundamental também para o seu país (não a Noruega dos límpidos fiordes, mas o Brasil, com recorrentes vazamentos de lama), imerso em discursos políticos inflamados, opressões em diversos níveis e conflitos éticos de difícil resolução.  “Inimigos na Casa de Bonecas” é um espetáculo inspirado nas obras “Uma Casa de Bonecas” e “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen, com dramaturgia de Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer e colaboração do elenco. Os textos do dramaturgo norueguês servem como ponto de partida para a construção de um espetáculo com ênfase em questões de gênero, corrupção e onipresença das mídias.

No elenco de “Inimigos na Casa de Bonecas” estão Sandra Dani, Janaina Pelizzon, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Álvaro RosaCosta, Fabiane Severo e participação especial de Pedro Bertoldi. Direção coreográfica de Carlota Albuquerque, composição e desenho sonoro de Álvaro RosaCosta, iluminação e vídeos de Ricardo Vivian, cenografia de Elcio Rossini, figurinos de Liane Venturella, desenhos de Lipe Albuquerque, arte gráfica de Jéssica Barbosa, mídias sociais de Laura Hickmann e produção e realização do Projeto GOMPA.

O QUE: “Inimigos na Casa de Bonecas”, direção de Camila Bauer
QUANDO: dias 30 e 31 de agosto, às 19 horas, sexta-feira e sábado
ONDE: Teatro Glênio Peres (Av. Loureiro da Silva, 255)
QUANTO: Entrada Franca (distribuição de convites a partir do dia 27 de agosto, na Seção do Memorial da Câmara Municipal, das 09 às 17 horas e no sábado, somente 30 minutos antes do espetáculo, quando houver disponibilidade. Importante garantir o convite antes dos dias das apresentações.
DURAÇÃO: 75 min

 

 

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.