Instituto Caldeira amplia ação de apoio aos participantes do programa Geração Caldeira afetados pelas enchentes; 100 famílias serão contempladas

O Instituto Caldeira, hub de inovação e fomento à nova economia localizado em Porto Alegre (RS), ampliou a ação de apoio aos jovens participantes do programa Geração Caldeira que tiveram suas casas e famílias impactadas pelas enchentes do fim de abril e início de maio: o número de jovens que vão receber os recursos financeiros arrecadados pelo instituto aumentou para um total de 100 – inicialmente, a meta era ajudar 30 jovens.

Desde as chuvas, o Caldeira disponibilizou um canal de doação via Pix para aqueles que quiserem e puderem doar recursos financeiros, com o objetivo de usar da sua rede e do alcance da sua comunidade para arrecadação: no site institutocaldeira.org.br/sosrs estão listadas todas as formas de doação, em reais, dólares e euros. Os recursos estão sendo destinados por meio da Operação de Volta Para Casa, iniciativa que vem mapeando quem precisa de suporte financeiro direto para reestruturar seus lares.

As famílias recebem um cartão carregado com créditos, que permite consumo em redes varejistas locais para a reconstrução das casas”, explica Pedro Valério, Diretor Executivo do Instituto Caldeira. “Desde as enchentes, viemos monitorando a situação de todos os 250 alunos formados pelo Geração Caldeira, e, com o sucesso das arrecadações, pudemos aumentar a meta de doações.

Ellen Kaylane Prudêncio Laranjeira, aluna da segunda turma do Geração Caldeira, está entre os jovens que receberam os recursos arrecadados. “A água chegou aqui em casa umas três e meia da manhã, quase quatro. Tive que acordar a minha avó e tirá-la de casa”, ela conta, sobre o dia em que a enchente atingiu a casa da família. Ellen vive no bairro Farrapos, um dos mais impactados pelas chuvas. “Perdemos tudo. Os móveis que eu ajudei a minha avó a comprar, com aquele dinheirinho suado, que eu ficava horas na rua durante a pandemia para ganhar. A água levou muitas das nossas memórias felizes daqui.”

Com o dinheiro das arrecadações, Ellen diz que a família pretende comprar os móveis novamente, além de utensílios de cozinha. “Fazer parte do Caldeira foi e é um marco”, ela complementa, a respeito do Geração Caldeira e da relação com o Instituto. “Eu amo trabalhar lá com a LeV, e sentir que eu ainda pertenço ali.”

O Geração Caldeira é um programa educacional gratuito com foco em inclusão produtiva, que seleciona e forma talentos para a nova economia. A edição 2024 do programa está mantida, e a etapa online já começou. O Geração Caldeira é destinado a jovens de todo o Brasil, que tenham entre 16 e 24 anos de idade, e que estejam cursando ou tenham cursado o ensino médio na rede pública (ou particular com bolsa acima de 50%). Os 200 alunos selecionados ao fim do processo seletivo recebem bolsa de R$ 3 mil durante a etapa presencial e são encaminhados para vagas de trabalho. As trilhas educacionais oferecidas neste ciclo são Marketing e Design, Programação Python, Programação Java, e Gestão e Vendas.

Caldeira reabriu as portas no último dia 10
No dia 10 de junho, o Instituto Caldeira abriu as portas pela primeira vez desde as chuvas. O espaço físico do hub fica no Quarto Distrito, uma das regiões de Porto Alegre que foram mais afetadas pelos alagamentos – o prejuízo estimado na estrutura do prédio foi de cerca de R$ 35 milhões. Inicialmente, serão usados apenas o segundo e o terceiro andares do instituto: o primeiro andar permanece em processo de restauração. As 69 empresas residentes do primeiro andar do Instituto Caldeira foram realocadas nos outros dois andares, onde foram abertas 200 novas posições de trabalho temporárias.

Fonte: Dialetto

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.