Instituto Camaleão realiza o evento “Câncer antes dos 30”, no dia 08 de fevereiro
O Instituto Camaleão – associação sem fins lucrativos, que busca oferecer assistência a pessoas com câncer – promove o evento “Câncer antes dos 30”. A ação, que marca o Dia Mundial do Câncer e tem o objetivo de conscientizar e acolher jovens que receberam o diagnóstico entre a adolescência e a fase adulta, acontece no dia 8 de fevereiro, das 18h às 22h, na Fábrica do Futuro. O evento, gratuito e com vagas limitadas, terá transmissão por streaming, via Instagram e YouTube do Instituto Camaleão.
O “Câncer antes dos 30” acontece em formato de bate-papo ao estilo dos famosos programas de auditório voltados para os jovens. E contará com a presença de profissionais da saúde e pessoas que enfrentaram o câncer antes dos 30 anos. Entre cada debate, os participantes terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas, além da apresentação do músico Rodrigo Fischmann, integrante da banda Dingo. Aqueles que assistirem de forma online poderão participar através de enquetes e pelo bate-papo do YouTube.
Vale destacar que adolescentes e adultos jovens são um grupo diferenciado com necessidades de cuidados clínicos especiais, assim como de análise de impacto social da doença. “O Instituto Camaleão está comprometido em criar ações e iniciativas de apoio a pessoas jovens com câncer, assim como aos seus familiares, durante e após o tratamento da doença. Por este motivo, criamos o movimento “Câncer antes dos 30”, com o objetivo de apoiar pessoas diagnosticadas com câncer em idade jovem, principalmente”, declara Flávia Maoli, fundadora do Instituto Camaleão. Vale destacar que a fundadora, que enfrentou o câncer aos 23 anos, relata ter se sentido muito sozinha – motivo pelo qual iniciou seu trabalho com pacientes.
Com o patrocínio da Astellas e Daichii Sankyo, apoio promocional de Fábrica do Futuro e apoio do Instituto do Câncer Infantil, Instituto Oncoguia e Impulso, o evento #Câncerantesdos30 apresenta uma programação com temas relevantes ao cotidiano dos jovens durante e após o tratamento do câncer, como sexualidade, vida pós câncer, saúde mental, autoestima, relacionamentos, carreira, entre outros.
PROGRAMAÇÃO
Bate papo 1: Câncer, e agora? (o impacto do diagnóstico – trabalhos, estudos, autoestima, ouvir que é muito jovem para ter câncer)
Participantes:Renan Moreira (paciente de linfoma de Hodgkin, voluntário do Instituto Camaleão)
Natália Brandalise (facilitadora do grupo jovem do Instituto Camaleão)
Alexei Peter dos Santos (oncologista e membro do comitê científico e planejamento estratégico do Instituto Camaleão)
Bate papo 2: Afetividade (o impacto do diagnóstico na vida afetiva, sexualidade e fertilidade)
Participantes: Fernanda Andrade – sexóloga
Ariane Kira – especialista em fertilidade
Evelin Scarelli – (@ evelinscarelli)
Bate papo 3: Vida pós câncer (desafios, medo da recidiva, medo de fazer exames de rotina)
Participantes: Ju Kreling, Juciane Santos (facilitadora do grupo jovem do Camaleão) e Maria Letícia Ferraretto
Bate papo 3: Histórias que inspiram (pessoas que tiveram câncer jovem)
João Saci – Atleta paralímpico
Fernanda Lima – paciente do Instituto Camaleão
Programação completa e inscrições no link: https://bit.ly/3GXIzKQ
Fonte: Martha Becker Connections