Inteligência artificial aplicada à saúde ganha destaque em evento no RS

O Sapiranga Summit 2025, realizado de 14 a 16 de agosto no Fly.Hub, reuniu especialistas, empresas e instituições para discutir tendências de tecnologia e inovação. Entre os destaques da programação, a Paipe apresentou exemplos práticos do uso de inteligência artificial (IA) em setores como saúde e gestão de negócios.

No dia 15, a empresa marcou presença em dois painéis. O primeiro, intitulado “A IA ainda pode oferecer mais?“, contou com a participação de Felipe de Moraes, head de Ciência de Dados da Paipe, e Daniel Giacomelli, CEO da Latromi. O debate abordou as fronteiras de aplicação da tecnologia e sua capacidade de gerar valor imediato para organizações.

Na sequência, o painel “Inovação na Saúde: o futuro é agora” trouxe representantes do Hospital de Sapiranga, da Bhio Supply e Rogério Caruso, da Central de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde, para discutir experiências concretas no setor trazendo a solução GEDOTT, sistema de apoio à gestão de transplantes de órgãos da Paipe, como case.

Inteligência artificial aplicada à saúde

“Hoje lidamos com centenas de dados em cada processo de notificação de morte encefálica e doação de órgãos. Esse volume seria impossível de analisar com agilidade apenas de forma manual. Com a parceria da Paipe, estamos desenvolvendo um software de regulação que utiliza ciência de dados e machine learning para transformar dados brutos em informação estratégica. Assim, ganhamos tempo e eficiência, liberando os profissionais para focar no que é mais importante: salvar vidas”, disse Rogério Caruso, da Central de Transplantes da SES/RS.

No painel dedicado ao futuro da inteligência artificial, Felipe de Moraes destacou que a tecnologia deve ser vista como aliada, capaz de potencializar a atuação humana em diferentes áreas.

A inteligência artificial não substitui a capacidade humana, mas amplia nossas possibilidades. No Summit mostramos como é possível transformar dados em decisões inteligentes, em áreas tão distintas como vendas e saúde. O que estamos construindo é um futuro em que tecnologia e pessoas caminham lado a lado para gerar impacto positivo real”, afirmou Felipe de Moraes, head de Ciência de Dados da Paipe.

Além dos debates

A Paipe apresentou no evento soluções de inteligência artificial que já estão sendo utilizadas em empresas privadas e instituições públicas. Entre os destaques, estão ferramentas de previsão de vendas baseadas em comportamento de consumo e tecnologias voltadas à leitura e organização automatizada de documentos.

No campo da saúde pública, a empresa mostrou como sistemas desse tipo podem ser aplicados à gestão de processos sensíveis e complexos, como o de transplantes. A tecnologia permite tratar, em tempo real, dados operacionais e clínicos, com potencial para otimizar decisões e reduzir o tempo de resposta da rede.

“São aplicações que estão saindo da teoria e entrando efetivamente no cotidiano de organizações que lidam com alto volume de dados e impacto direto sobre a vida das pessoas”, concluiu Felipe de Moraes.

Fonte: Imersão.cc
Paipe Sapiranga Summit

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.