JKR inaugura nova sede na capital e projeta expansão global com foco em mercados não convencionais

A agência de comunicação e marketing JKR, fundada em 2012 na capital gaúcha, deu um novo passo em sua trajetória de expansão internacional. Na última terça-feira, 29, a empresa inaugurou uma nova sede em Porto Alegre. O investimento, que totaliza R$ 2,28 milhões em cinco anos, tem como objetivo ampliar a capacidade operacional da agência para atender tanto o mercado nacional quanto clientes em países onde a JKR tem expandido sua atuação — em especial na Europa Oriental.
“Essa nova sede marca uma nova fase para nós. Depois de 13 anos de consolidação no mercado gaúcho, sentimos a necessidade de um espaço que favoreça a colaboração, a criatividade e o acolhimento. Isso impacta diretamente na eficiência do nosso trabalho e na capacidade de tomar decisões rápidas em um mercado cada vez mais dinâmico”, explica Rodrigo Hoffmann, fundador e diretor executivo da agência.
Com uma estrutura projetada para acomodar até 70 colaboradores, a nova sede localizada na Dona Laura, nº 72, também permitirá a ampliação das frentes de atuação da empresa. Atualmente, a equipe conta com 43 profissionais, todos aptos a colaborar com projetos internacionais — com preferência para aqueles com fluência em idiomas estrangeiros. Embora já atenda clientes em países como Estados Unidos e Canadá, tem se destacado especialmente em mercados considerados não convencionais para a publicidade brasileira, como Polônia, Estônia, Letônia e Romênia. A entrada nessas regiões, segundo Hoffmann, é resultado de um trabalho estratégico baseado em estudos de mercado e relações institucionais.

“Buscamos países onde o PIB per capita seja igual ou superior ao do Brasil. A publicidade brasileira sempre foi muito bem vista lá fora, reconhecida pela criatividade e inovação. Isso abre portas para a atuação em contextos culturais diversos, desde que haja uma estrutura mínima local para facilitar a comunicação e os processos“, afirma o executivo.
Esse modelo híbrido de operação inclui desde equipes dedicadas em determinados países até atendimentos remotos. Em 2024, por exemplo, a agência desenvolveu estratégias de comunicação para empresas de apostas online no Quênia e Zâmbia, sem contar com operação física nesses mercados.
Uma das apostas recentes da agência é o fortalecimento do relacionamento com embaixadas brasileiras no exterior. Esse movimento resultou, inclusive, em um convite oficial para que Rodrigo Hoffmann palestrasse na Romênia, em maio deste ano. O evento será realizado em Bucareste, com apoio da Embaixada do Brasil. “A proposta da palestra é apresentar a força da publicidade brasileira e mostrar como conseguimos entregar resultados de comunicação eficientes, mesmo em culturas tão diferentes. Também vamos compartilhar alguns cases internacionais e reforçar nossa metodologia orientada por processos e gestão”, conta Hoffmann.
Além da Romênia, a JKR já mantém diálogo com representantes diplomáticos do Brasil em países como Irlanda, Dinamarca, Itália e Eslováquia.
Apesar dos desafios enfrentados em 2024 — como os impactos das enchentes no interior do Rio Grande do Sul, que afetaram alguns contratos —, a JKR manteve o faturamento do ano anterior: R$ 6,5 milhões. O mercado internacional representou cerca de 20% desse total. Com a nova sede, a expectativa da agência é retomar o crescimento. A projeção é de aumento de 10% no faturamento em 2025 e de até 20% em 2026.
“Temos convicção de que o investimento na nova estrutura será fundamental para impulsionar esse crescimento. Estamos preparados para continuar fazendo da criatividade brasileira uma força reconhecida globalmente“, finaliza Hoffmann.
Fonte: @azpressbrasil
Crédito: Yuri Rodrigues