Nesta quinta-feira, 25 de março, data em que se comemora o Dantedí, a produtora Bell’Anima anuncia o lançamento de uma série de programações especiais em homenagem ao sétimo centenário de morte de Dante Alighieri. Entre as novidades estão uma tradução inédita de Inferno, um sarau especial live e uma grande obra musical original.

A parceria entre o escritor José Clemente Pozenato e o compositor gaúcho Vagner Cunha volta a render bons e audaciosos frutos. Desta vez os dois reúnem-se para criar um ousado projeto inspirado em uma das maiores obras da literatura ocidental e com certeza a de maior relevância para a cultura italiana: A Divina Comédia, de Dante Alighieri, sumo poeta que este ano é celebrado em todo o mundo através do programa Dante 700 nel Mondo, promovido pelo governo italiano em colaboração com institutos culturais e consulados por todo o globo.

A primeira novidade é uma tradução inédita de Inferno, já concluída por Pozenato. Seu lançamento será feito em setembro, em paralelo à estreia mundial de O Inferno de Dante, por Vagner Cunha, obra musical original em três atos, composta para orquestra e coral. Provocados pelo empresário e diretor geral da Bell’Anima Produções, Claudio Carrara, os dois aceitaram o desafio de adotar uma linguagem que aproximasse o público brasileiro da indispensável grande obra. “Toda tradução tem um pouco de “traição”: tradutore traditore. As traduções existentes buscam um tom rebuscado, que nunca foi a intenção de Dante. Nele a linguagem é direta e acessível. É o que se vai buscar nesta nova tradução: um texto para os dias de hoje, para ser lido e sentido, não apenas interrogado”, afirma Pozenato.

As próximas novidades do lançamento serão feitas em junho, quando será celebrado, com o apoio do Consulado Geral da Italia em Porto Alegre e financiamento da Lei Aldir Blanc, um sarau especial on-line intitulado A Divina Comédia: antídoto humanista em tempos de tragédia, evento que contará com mesa-redonda e presença remota de especialistas na obra de Dante, além de uma prévia da música de Vagner Cunha. O projeto contempla ainda um pacote pedagógico digital a ser distribuído gratuitamente nas escolas gaúchas, que terão acesso gratuito ao canto introdutório da obra, ilustrado pelo gaúcho Cris Oliveira e comentado pelo teólogo, poeta, crítico de arte e ensaísta Armindo Trevisan.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.