‘Lá Vai Maria’, com o grupo Três Marias, integra a V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
O show Lá Vai Maria, apresentado pelas Três Marias, narra, por meio da dança e da música, a trajetória de uma mulher afro-indígena, que se reconhece e autodeclara como tal. O fio condutor surge a partir do momento em que ela se permite viver as tradições que de alguma forma lhe pertencem e que por muito tempo não acessou pela falta de representatividade e silenciamento da sua própria história familiar. Nessa caminhada, logo a mulher se descobre imersa num universo de cantos, fazeres e danças dessa terra, que contam a história de suas bisavós, que ensinam os nomes dos pássaros, das árvores, que ensinam a plantar e cultivar, e que mais que tudo, ensinam a ouvir.
O espetáculo, com entrada gratuita, terá duas sessões: dias 16 e 17 de agosto, às 19h. A retirada de ingressos poderá ser feita a partir do dia 13 de agosto na Seção de Memorial da Câmara Municipal, das 9h às 17h. No sábado, dia 17, somente 30 minutos antes do espetáculo, se houver disponibilidade.
O projeto Três Marias inicialmente idealizado por Andressa Ferreira, Gutcha Ramil e Kika Brandão, nasce na estrada, entre passadas de chapéu nas ruas de Sagarana, Cavalcante, Galícia e no metrô do Rio de Janeiro, a festivais e salas de teatros internacionais com a Cia Mamulengo Presepada (DF) e o mestre Chico Simões. “Durante os cinco anos de trajetória tivemos diversas formações, com mulheres e homens que participaram cantando, tocando e dançando conosco, como a rapper Thabata Lorena e, as percussionistas Addia Furtado, Nãnan Matos, Andaraí, Aline Silveira, às dançarinas Rita Lendê, Camila Camargo, Mestra Iara Deodoro e o grupo Afro-sul Odomodê, o percussionista John Conceição, dentre outras”, afirmam as ‘Marias’.
Ficha Técnica
Andressa Ferreira: voz e percussão (djembé, congas, ilú, pandeirão e alfaia); Gutcha Ramil: voz, rabeca e percussão (congas, alfaia e maracá); Pâmela Amaro: voz, cavaquinho e percussão (congas e malacacheta); Tamiris Duarte: voz, baixo e percussão (congas, matracas e ganzá); Thayan Martins: voz e percussão (congas, pandeiro, alfaia e ganzá); Produção: Lorena Relva; Técnico de som: André Brasil; Técnica de luz: Carol Zimmer; Assessoria de imprensa: Bebê Baumgarten; Fotografia: Vitória Proença; Identidade visual e artes de divulgação: Prana Design & Cultura.
LÁ VAI MARIA na V Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
Dias 16 e 17 de agosto, sexta e sábado, às 19h
Teatro Glênio Peres / CMPA – Av. Loureiro da Silva, 255 – Centro – Porto Alegre/RS
Entrada franca
Apoios: Pedra Redonda e Prana Design & Cultura
Realização: Câmara Municipal de Porto Alegre