Home Jornal da Capital É Notícia Lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase na Câmara Municipal de Porto...

Lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase na Câmara Municipal de Porto Alegre

900
0

A Psoríase Brasil, Associação Nacional de Pacientes com Psoríase, participa nesta quinta-feira, 07/06, às 17h, do lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase e Artrite Psoriásica, na Câmara Municipal de Porto Alegre. Por iniciativa do vereador José Freitas, autor da Lei Municipal 12.247 que institui a Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase, a instalação da Frente Parlamentar tem como objetivo fortalecer e dar andamento ao programa voltado a esses pacientes e definir a alocação de recursos já aprovados pelo Legislativo municipal à doença (Emenda 43 da Lei Orçamentária 2018). Dentre os objetivos da Lei, que seguem indicações da Organização Mundial de Saúde (OMS), estão o atendimento multiprofissional no tratamento à psoríase, a instalação de programas informativos nas unidades básicas de saúde para orientar o diagnóstico correto e, consequentemente, a promoção do acesso aos tratamentos.

O programa da Rede de Atenção às Pessoas com Psoríase está sendo assessorado pela organização sem fins lucrativos Psoríase Brasil. Com sede em Porto Alegre e atuação nacional, a entidade realiza trabalho junto ao poder público visando melhores condições de diagnóstico e tratamento aos pacientes com psoríase e artrite psoriásica. A Psoríase Brasil é membro da Frente Parlamentar Mista pela Psoríase, instalada no Congresso Nacional, em outubro de 2017, em prol de políticas públicas nacionais à doença. No Rio Grande do Sul, a Psoríase Brasil também está organizando o programa piloto de atualização sobre psoríase a agentes de saúde da cidade de Esteio (RS), a ser realizado em meados deste mês.

De acordo com a OMS, ao menos 125 milhões de pessoas padecem com a doença no mundo. Ao considerar um caso de saúde pública, a OMS ratificou, em maio de 2014, a Resolução que reconhece a psoríase como “uma doença grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual não existe cura”. A OMS indica ações para o diagnóstico correto e o direcionamento aos tratamentos à psoríase, essa e outras ações fazem parte das sugestões de enfrentamento à doença que compõem o Relatório Global sobre a Psoríase da OMS

 

O quê: lançamento da Frente Parlamentar pela Psoríase Porto Alegre

Quando: 07 de junho – quinta-feira

Onde: Câmara de Vereadores de Porto Alegre – Plenário Ana Terra –

  Av. Loureiro da Silva, 255

Vereador Jose Freitas e Gladis Lima, Presidente da Psoriase Brasil

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here