Lançamento do livro da jornalista Ilze Scamparini é sucesso em Porto Alegre
A noite de autógrafos do livro “Atirem direto no meu coração”, da jornalista Ilze Scamparini, foi um sucesso na capital gaúcha. Uma fila extensa, com personalidades gaúchas, aguardaram para conhecer a correspondente internacional no Espaço Astir nesta quinta-feira. Dentre eles, o Arcebispo de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler.
A jornalista explica que o romance é livremente inspirado em fatos reais e conta a história de uma soldada de milícia que luta na guerra do Kosovo. “O livro mais do que tudo abre os olhos para os perigos dos nacionalismos“, revela.
A obra conta a história de Yana, uma sérvia que, por um motivo muito especial, se alista como soldada de milícia para lutar na guerra do Kosovo. Era o ano de 1999, quando os aviões da OTAN bombardearam por quase 3 meses aquele território mergulhado em guerrilha entre kosovares de origem sérvia e de origem albanesa.
O romance que levou quatro anos para ser escrito é contado por Ilze, que leva o leitor diretamente para o cenário da guerra. Integrada ao grupo paramilitar Raposa Vermelha, Yana entra em conflito com a parte malvada dos milicianos. E também com si mesma. Se apaixona por um companheiro de arma e com ele vive aventuras nunca antes imaginadas. Inevitavelmente, Yana começa a sofrer as transformações que a guerra provoca. Um dos pontos de virada da personagem, de religião cristã ortodoxa, será uma amiga muçulmana, única guardiã de seu segredo. Yana é na verdade uma grande vítima. Do abandono, de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milosevic.
A obra já foi lançada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Roma. Além de Porto Alegre, a cidade de Caxias do Sul também recebeu o lançamento do livro esta semana. O livro está disponível para venda nas maiores livrarias do país e online.
Fonte: Duda Streb Comunicação