Lançamento do Movimento Sul Universal

O Rio Grande do Sul é um Estado brasileiro que musicalmente e artisticamente se nutre de todas as fontes da dita brasilidade, em todas as suas ricas vertentes rítmicas e estéticas. E, ao mesmo tempo, devido a sua localização geográfica fronteiriça, nutre-se também da música latino-americana, especialmente da Argentina e Uruguai. Musicalmente, essa característica de Fronteira faz do Estado do RS uma região bastante peculiar, dotada de uma linguagem “particular”, original e mesmo regional/fronteiriça, que dialoga com propriedade e amplitude com o “universal”.
Essa música genuína, fusão de ritmos brasileiros e latino-americanos, transita com absoluta naturalidade também, e desde sempre, entre milongas, chamamés, zambas, chacareras e muita música brasileira. Numa perspectiva artística regional e internacional, pode ser facilmente classificada como World Music ou mesmo simplesmente Jazz quando somente instrumental. Mas, fundamentalmente o que o Movimento Sul Universal propõe parte da afirmação que essa música feita no Sul é Brasileira, conforme consta em seu logo.
Essa transversalidade de linguagens no contexto da música feita no RS, criou uma atmosfera, uma estética e sonoridade própria. E nisso reside o que se designou como Movimento Sul Universal, um coletivo de músicos e grupos constituído de forma organizada e atuante na cena cultural do Estado, do país e do mundo, com o objetivo de fomentar essa produção musical. Depois de dois anos de debates e pesquisas, e após as enchentes de maio de 24, o MSU se estruturou definitivamente, inclusive para ampliar e diversificar sua composição. Em sua essência, é um movimento estético e artístico que valoriza a pluralidade e a coletividade na música.
No dia 22 de fevereiro, no Grezz Espaço Cultural, acontece o lançamento do Movimento Sul Universal e a apresentação das suas primeiras ações: a Associação, a Escola, o Podcast e o Festival Sul Universal, que vai circular, em sua primeira edição, por cinco cidades: Encantado, Lajeado, Osório, Pelotas e Porto Alegre.
O evento, gratuito e aberto ao público, será em ritmo de uma grande celebração e festa com Kako Xavier e oBaile da Tamborada, diretamente de Pelotas e da Praia do Cassino, e com a participação de músicos convidados.
Acompanhe as redes do movimento: @suluniversal no instagram e facebook, além da página do YouTube.
SERVIÇO
● Lançamento do Movimento Sul Universal com a apresentação das suas primeiras ações, com Kako Xavier e o Baile da Tamborada e convidados.
● Dia 22 de fevereiro, a partir das 19h
● Entrada Gratuita
● Grezz Espaço Cultural (Rua Almirante Barroso, 328 – bairro Floresta, Porto Alegre)
Fonte: Simone Lersch – Assessoria de Comunicação
Kako Xavier e Baile da Tamborada – Foto: Fernanda Tomiello