Libretos Editora estará presente na Feira do Livro Reconstrói RS 

O setor livreiro foi duramente impactado pelo desastre climático que assolou o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, a Libretos Editora sofreu perda significativa de seu acervo. O depósito na Voluntários da Pátria foi inundado pelos dois metros de lodo que cobriram a rua no lado de fora, afetando 12 mil livros.

Neste final de semana, dias 14, 15 e 16 de junho, das 11h às 20h, a editora estará presente na Feira do Livro Reconstrói RS, promovida pelo Instituto Ling em parceria com a Câmara Rio-Grandense do Livro e com o Clube dos Editores do RS. O evento solidário tem por objetivo fomentar a venda direta de títulos dos livreiros, editoras, autores, livrarias, bibliotecas comunitárias e sebos gaúchos atingidos pelas enchentes.

A entrada é franca e aberta ao público, com retirada de senha na recepção do local 30 minutos antes de cada atividade. Haverá ponto de coleta de doações de livros que serão direcionados para bibliotecas comunitárias e escolas alagadas. A iniciativa tem como embaixadora a jornalista Fernanda Pandolfi e como padrinhos os jornalistas Carlos André Moreira e Luiz Gonzaga Lopes.

Além da comercialização de livros, três autores da editora vão participar de atividades como debate, contação de histórias e oficina de ilustração. No sábado (dia 15 de junho), às 16h, Rafael Guimaraens integrará a Mesa: Calamidades e Distopias, com Irka Barros, Samir Machado de Machado e mediação de Carlos André Moreira. O autor de A Enchente de 41 (Libretos) vai falar sobre a pesquisa para o livro, que está em sua 7ª reimpressão, e traçar um paralelo com a enchente de 24. 

No domingo (dia 16 de junho), dentro da programação infantojuvenil, às 15h, acontecerá a contação de histórias dos livros O Reino do Arco-íris (lançamento) e Gabola e a Baleia, com Jacque Oliveira, voltada para crianças de 4 a 7 anos. E também às 15h o artista MOA vai ministrar a Oficina de Ilustração de Livros Infantis (a partir de 14 anos).

SÁBADO – 15 de Junho
16h – Mesa: Calamidades e Distopias, com Irka Barros, Samir Machado de Machado, Rafael Guimaraens e mediação de Carlos André Moreira

DOMINGO – 16 de Junho
15h – Programação infantil: Contação de histórias dos livros O Reino do Arco-íris (lançamento) e Gabola e a Baleia, com Jacque Oliveira, voltada para crianças de 4 a 7 anos.

15h – Oficina de Ilustração de Livros Infantis (a partir de 14 anos), com o artista MOA

Rafael Guimarens tem uma produção autoral de livros sobre fatos marcantes de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, solidificando sua presença nos setores histórico e cultural.  

Com “Tragédia da Rua da Praia”, de 2005, recebeu o prêmio “O Sul Nacional e os Livros”, na categoria melhor narrativa longa – este livro teve uma versão em quadrinhos com Edgar Vasques. Seguiram-se “Abaixo a Repressão – Movimento Estudantil e as Liberdades Democráticas” (com Ivanir Bortot, 2008), e “Teatro de Arena – Palco de Resistência” (2009), vencedor do prêmio Açorianos nas categorias Especial e Livro do Ano. Com “A Enchente de 41” recebeu em 2010 o Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES), como melhor livro de não-ficção. Com “O Sargento, o Marechal e o Faquir” (2016), foi novamente agraciado com o Prêmio da AGES, desta vez na categoria Especial, e com “20 Relatos Insólitos de Porto Alegre” (2017) ganhou o Prêmio Minuano de Literatura. Publicou “Fim da Linha – Crime do Bonde” em 2018 e no ano seguinte “O Espião que Aprendeu a Ler”, vencendo seu terceiro Prêmio AGES, desta vez em melhor narrativa longa. Em 2021, recebeu menção honrosa do Prêmio Açorianos com “1935”, também na categoria narrativa longa. E, em 2022, lançou “O Incendiário”. Todos esses títulos e os demais foram publicados pela editora Libretos. Em 2022 recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre por sua contribuição ao jornalismo e à literatura, refletida em sua obra dedicada à memória da cidade. E, na edição 2023 do Prêmio Açorianos de Literatura, realizada em abril deste ano, foi homenageado especial pelo conjunto da obra.

Jacque Oliveira – Graduada em Ed. Física e Direito, possui Especialização em Trabalho Infantil e Alfabetização e Letramento. É autora do livro Histórias de Pescador Gabola e a baleia (Ballejo, 2021) e Contadora de Histórias na ONG Cataventus.

Moa Guterres – Ao se formar em Jornalismo pela PUCRS, em 1986, Moacir Knorr Gutterres, o Moa, decidiu ser cartunista e ilustrador. De lá para cá, as charges e cartuns deste porto-alegrense nascido em outubro de 1962 já ocuparam espaço nobre nas páginas dos diários Zero Hora e Jornal do Comércio, de Porto Alegre, entre outras publicações. Recebeu diversas premiações no Brasil – incluindo o Salão Internacional de Piracicaba, o mais importante do país –, e em vários lugares do mundo: Bélgica, Portugal, Turquia, Coreia do Sul e Japão. Ilustrou dezenas de livros infantis.

Fonte: Simone Lersch Assessoria de Comunicação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.