Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

“Raiz que se alastra” é a feliz denominação que a curadora Mitti Mendonça encontrou para definir a trajetória do artista homenageado na edição 2021 do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas.

A live programada para o mês de novembro – mês da consciência negra, é uma importante oportunidade de (re) conhecer a obra deste artista que construiu uma carreira ímpar ao largo dos espaços canônicos do circuito das artes visuais.

A arte de Thebano foi um caminho rumo ao encontro com suas origens, e assim se confunde com sua biografia. Foi na vivência diária com sua negritude e nos espaços de sociabilidade negra que sua expressão artística ganhou corpo.

Se a ancestralidade negra foi o motivo gerador de sua pesquisa como artista, com o tempo, foi ele mesmo se tornando raiz, fonte de memórias, griô, baobá, árvore frondosa, que inspira outros artistas negros e mais do que isso veio a ocupar um lugar heterodoxo, mesmo transversal, mas de importância sem recuos na arte da capital e do Estado do Rio Grande do Sul.

Pelópidas Thebano – Entre as décadas de 1950 a 90, Thebano destacou-se como figurinista no carnaval. No serviço público estadual atuou como desenhista técnico em arquitetura, paisagismo, urbanismo, topografia e engenharia. A partir de 1985, participou de diversas exposições coletivas. É coautor das obras “O Tambor”, instalada na Praça Brigadeiro Sampaio e “O Bará do Mercado Público”, além de ser o criador do “Painel Afrobrasileiro” no Largo Glênio Peres, obras integrantes do Museu do Percurso do Negro. Mais recentemente, Thebano passou a trabalhar com arte digital.

Pelópidas Thebano – raiz que se alastra
live – 23 nov 2021 às 19h
Promoção: Coordenação de Artes Visuais / SMC – Prefeitura de Porto Alegre
participações:
Mitti Mendonça – artista visual e curadora
Regina Parente – socióloga, professora, filha do artista
Pedro Rubens Vargas – historiador da Pinacoteca Ruben Berta
Pelópidas Thebano Ondemar Parente, associado da ASM, servidor Aposentado da METROPLAN
L I V E -Raiz que se alastra, hoje, dia 23/11/2021, a partir das 19 horas

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.