Home Jornal da Capital Agenda Livro “O Rio atrás do Muro” reflete sobre as diferentes faces de...

Livro “O Rio atrás do Muro” reflete sobre as diferentes faces de Porto Alegre

1247
0

Ao falar de Porto Alegre, estamos falando exatamente de qual Porto Alegre? Essa foi uma das indagações que serviu como norte para os contos do livro “O Rio atrás do Muro”, pela editora Bestiário.

São oito autores responsáveis pelos textos que perpassam Porto Alegre: Ayalla de Aguiar, Daniela Altmayer, Dris Sampaio, Edgar Aristimunho, Fernanda Rosa, Leonardo Oliveira, Luiza Silva e Marina Wodtke; organizado por Fernanda Rosa. A ilustração da capa é de Julia Sampaio e o projeto gráfico de Roberto Schmitt-Prym. Cada autor contribuiu com três contos para a coletânea.

Livro O Rio Atrás do Muro Crédito – Editora Bestiário

Se Porto Alegre é o cenário em que se passam as histórias, o muro que divide e afasta a cidade do rio paira sob os textos, como uma inspiração que fomentou o imaginário dos vinte e seis contos que formam essa coletânea. Segundo o professor e escritor Pedro Gonzaga, responsável pela Oficina de Escrita Criativa que originou a obra, “o resultado final alcançou a virtude de construir um retrato caleidoscópico da experiência de estarmos à beira de um Guaíba hierático, soberbo e indiferente, com seu pôr do sol tantas vezes celebrado, e tantas vezes distante de nós por um muro que nós mesmos erguemos”.

A violência nas narrativas é um dos pontos de convergência da obra, sempre associada a uma deterioração, provocada, entre outros motivos, pelo ambiente político, crescimento urbano desordenado ou por impasses subjetivos. De acordo com o escritor Luiz Ruffato, responsável pela orelha do livro, “realistas, quase todos, os contos revelam e denunciam o autoritarismo, a corrupção, a misoginia, os preconceitos racial e social, a homofobia, enfim, todos esses aspectos que afeta e complexifica a sociedade brasileira”.  Para a escritora Alexandra Lopes da Cunha, que assina a contracapa, “todo escritor é um inconformado. Nesta reunião de contos, escritores grafam no papel a sua inconformidade”.

Lançamento – “O Rio Atrás do Muro”
Local: La Vitta È Bella (Rua Dona Leonor, 45, Bairro Rio Branco)
Data: 12 de setembro (quinta-feira)
Horário: 19h
Entrada Franca

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here