Longa-metragem “Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor” será exibido na Cinemateca Capitólio
O Programa de Alfabetização Audiovisual completa 15 anos de atividades completa este mês. Na data do aniversário, 15 de abril, o presente será para professores das redes estadual e municipal com a exibição do documentário inédito Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor, cinebiografia do cantor e compositor gaúcho dirigida por Alfredo Manevy. A sessão exclusiva e gratuita para docentes será realizada às 9h, na Cinemateca Capitólio. Interessados devem se inscrever para a atividade pelo seguinte link: https://forms.gle/YboA4MYauwTa23C76
A capacidade dos professores incluírem o audiovisual nas suas práticas pedagógicas amplia, qualifica e aprofunda a presença do audiovisual no currículo (e fora dele) do ensaio básico. São elas, as professoras, que experimentam os brinquedos óticos, ampliam o repertório cinematográfico dos alunos e comunidade escolar e impulsionam a leitura das imagens com espírito crítico e autonomia intelectual – afirma Maria Angélica dos Santos, coordenadora do programa.
O documentário Lupicínio Rodrigues – Confissões de um Sofredor celebra o legado poético de um dos maiores expoentes da música brasileira, investigando a contribuição musical e o contexto histórico desse compositor nascido no Rio Grande do Sul e autor de sucessos que ultrapassam gerações.
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Brasil, documentário, 2022, 96 minutos
Direção: Alfredo Manevy
Roteiro: Marcia Paraíso, Armando Almeida e Alfredo Manevy
Fotografia: Anderson Capuano e Ralf Tambke
Montagem: Isabel Castro
Desenho de Som: Kátia Dotto
Produção: Marcia Paraíso, Sandra Narcizo, Helio Levkovitz e Ralf Tambke
Fonte: Léo Sant´Anna – Assessoria de Imprensa