Maré de Mudanças transforma museus em sala de aula aberta e leva educação ambiental a centenas de estudantes no RS

Cerca de 1,2 mil gaúchos e turistas já visitaram a mostra nacional Maré de Mudanças – Década dos Oceanos, instalada nos corredores históricos do Museu Oceanográfico ‘Prof. Eliézer de Carvalho Rios’ e Museu Antártico, município de Rio Grande (RS). Em cartaz até o próximo dia 13 de julho, a exposição gratuita acompanha a agenda internacional da ONU para a ‘Década dos Oceanos’, propondo uma imersão sensorial, científica e artística sobre as mudanças climáticas do século, biodiversidade e poluição marítima.

Assinada por artistas originais de São Paulo, Florianópolis e Uberlândia, o circuito expositivo nacional conta com a cenografia de Rodrigo Machado, do estúdio Buriti, e intervenções artísticas e culturais de Subtu, Iskor, Coletivo Flutua e outros 5 integrantes. A recepção calorosa por parte do público tem chamado a atenção de escolas públicas e privadas da região, que reforçam o papel da mostra como ferramenta de incentivo à educação ambiental, por meio da arte e da interatividade. 

Maré de Mudanças – Foto: Vinicius Cavalcanti

É muito gratificante ver o público, especialmente as escolas, abraçando essa experiência. A mostra foi pensada para despertar sensibilidade e consciência ambiental por meio da arte, e perceber esse retorno tão engajado só reforça o quanto iniciativas como essa são urgentes e necessárias. Essa ida massiva de estudantes reforça o olhar acadêmico da própria cidade, à respeito do cuidado com os oceanos e a biodiversidade marinha“, afirma Liu Berman, diretora da LB Circular e embaixadora do Movimento Reinventando Futuros. 

Ao ocupar simultaneamente dois dos principais acervos do país dedicados à vida marinha e à pesquisa polar, a mostra Maré de Mudanças – Década dos Oceanos reafirma o papel estratégico como ponte de diálogo entre ciência, arte e educação. A iniciativa convida a sociedade a repensar sua relação com os oceanos, promovendo conexões afetivas e conscientes em torno de um futuro mais sustentável.

SERVIÇO
Evento: exposição ‘Maré de Mudanças – Década dos Oceanos’
Data: de 5 de junho à 13 julho
Horário: de terça à sábado, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos domingos, das 14h às 18h
Local: Museu Antártico, prédio anexo ao Museu OceanográficoProf. Eliézer de Carvalho Rios
Endereço: Rua Capitão-Tenente Heitor Perdigão, 10 – Centro, Rio Grande (RS)

Fonte: Criativospr
SUBTU – Foto -Vinicius Cavalcanti

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.