Mariana Baraj é a próxima atração do projeto Sonoridades, no CHC Santa Casa
A cantora, percussionista, produtora e compositora argentina, Mariana Baraj, indicada ao Grammy e vencedora de diversas premiações, integra o Sonoridades, do CHC Santa Casa, em junho, acompanhada pelo piano de Gustavo Garoto. Consolidado pela qualidade de sua programação, com curadoria atenta e shows sempre muito diferentes entre si, mas com uma identidade marcante, o projeto está em seu terceiro ano, sempre apresentando artistas e grupos consagrados. Sonoridades é uma realização conjunta do CHC Santa Casa e da LIGA Produção Cultural com Lei de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura. Os patrocinadores são Aché, Agrogen, Dorf Ketal e Grendene.
A extensa e virtuosa carreira de Mariana Baraj diz muito sobre o show que iremos assistir no dia 15 de junho. A compositora possui dez álbuns como solista, e o último deles, Tus Ojos, lançado em dezembro de 2023, foi produzido pelo prestigiado produtor, arranjador e músico brasileiro Swami Júnior. Baraj recebeu inúmeros prêmios e indicações em sua carreira, como a indicação ao Grammy Latino em 2017 e os Prêmios Gardel, que venceu nas edições de 2011, 2016 e 2017. Também recebeu a premiação mais importante da Argentina, seu país natal: o Prêmio Clarín, em 2005, como artista revelação do folclore. Em 2019 gravou sua composição El clavel del aire nos estúdios La Fabrique no sul da França, dirigida artisticamente por Larry Klein, para o álbum de world music Same Sky, que esteve nos primeiros lugares na audiência das plataformas de streaming.
Sua carreira como solista a levou a participar dos mais importantes festivais e projetos ao redor do mundo em países como Alemanha, França, Espanha, Japão, Coréia, Estados Unidos, Palestina, Israel, Brasil, Colômbia, Chile, Uruguai, México, Paraguai, Senegal e toda a República Argentina. No caso particular do Brasil, Mariana atua há mais de duas décadas em espaços como o Teatro Guaíra, Teatro da Caixa, Teatro Paiol, Oficinas de Música, FIP e SESC de Esquina em Curitiba; SESC Vila Mariana, Casa de Francisca e Casa do Núcleo em São Paulo; Teatro Castro Alves, Mercado Cultural da Bahia (em três edições) em Salvador da Bahia, entre muitos, oferecendo shows e oficinas. Trabalhou e compartilhou projetos com artistas do porte de Jaques Morelenbaum, Benjamim Taubkin, Marisa Monte, Swami Jr, Marcelo Pretto, Thayana Barbosa, Antonio Loureiro, Ramiro Musotto, entre outros. Simultaneamente, junto com o boliviano Leo Camargo e seu irmão, o renomado baterista Marcelo Baraj, realiza o projeto de música eletrônica orgânica Cocaibica, combinando ritmos folclóricos dos dois países e de outras latitudes latino-americanas convidando ora à dança, ora a um transe introspectivo.
MARIANA BARAJ – Sonoridades CHC
Dia 15 de junho, às 17h
CHC Santa Casa – Av. Independência, 75
Ingressos gratuitos disponíveis na plataforma Sympla: sympla.com/chcsantacasa
Fonte: Bebê Baumgarten Comunicação
Mariana Baraj – Crédito: Pato Rivero
