Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

O Máscara EnCena foi criado em 2015, e se especializou em máscaras expressivas inteiras, linguagem teatral que dispensa a fala. Em janeiro deste ano, o grupo apresenta no festival Porto Verão Alegre seus dois espetáculos: “Imobilhados” e “2068”, e, em fevereiro, realiza a quinta edição do Territórios da Máscara, residência de criação artística, e que será comandado por Schüler, cofundador da Cia Famillie Flöz, uma das companhias teatrais de maior destaque na Europa. Além dos integrantes do Máscara EnCena, compõem o grupo que fará parte da residência mais 14 pessoas, entre atores, professores de teatro e pesquisadores do assunto, oriundos de São Paulo, Tocantins, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Crédito: Maciel Goeltzer

“Vejo esses cinco anos como uma fase de muitas descobertas, desafios e realizações, que transitam entre vida profissional e afetiva. Fazer teatro com o Máscara EnCena representa um potente encontro entre artistas e amigos inspirados a cultivar a curiosidade pelo fantástico universo da máscara”, afirma Camila Vergara, que, ao lado de Alexandre Borin, Fábio Cuelli e Mariana Rosa dá vida ao grupo.

Turnês e prêmios – Na trajetória percorrida nestes cinco anos, o grupo acumula turnês bem-sucedidas de “Imobilhados” pelo interior do Rio Grande do Sul e São Paulo, além de ter estreado a peça internacionalmente no Festival Masq’Alors, no Canadá, em 2019. Entre os prêmios recebidos pelo espetáculo estão o Açorianos 2017 nas categorias Melhor Direção para Liane Venturella, Produção e Cenografia; o Braskem 2017, categoria Direção, e o CENYM de Teatro Nacional 2018, para Execução de Som e Cenografia. Já a peça “2068”, que estreou em 2019, foi indicada para o Açorianos deste ano em 6 categorias (Espetáculo, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora, Produção e Elenco).

V Edição do Territórios da Máscara – Fundamental para o trabalho de pesquisa e raiz dos dois espetáculos do grupo, o Territórios da Máscara promove uma imersão artística e pedagógica em diferentes linhas de atuação com a máscara. Realizado ao longo de 8 dias no município de Morro Reuter, o Territórios sempre foi comandado por grandes nomes do teatro, como o italiano Adriano Iurissevich, especialista em Commedia Dell’Arte; Tiche Viana, diretora do Barracão Teatro, de Campinas, e as gaúchas Daniela Carmona e Liane Venturella. Para a edição de 2020, o Máscara EnCena traz o alemão Hajo Schüler, cofundador da Cia Familie Flöz, onde faz as funções de diretor artístico, ator, escritor, criador de máscaras e diretor de peças aclamadas internacionalmente, como DOIS% happy hour, Hotel Paradiso, Garage D’Or e Haydi!. Em 2018, dirigiu o grande sucesso Dr Nest, apresentado na temporada 2019/20 na Alemanha, França, Itália, Hungria, Finlândia, Espanha e Suíça.

Hajo Schüler (Familie Floz)

“Foi através do trabalho de Hajo Schüler que tivemos o primeiro contato com as máscaras inteiras expressivas de feições humanas, e que passaram a ser o principal objeto de pesquisa do grupo. Com o aprofundamento da técnica, buscamos o desenvolvimento de uma linguagem autoral e a criação de uma identidade artística. Por esta razão, a vinda do artista para esta edição do Territórios é tão significativa”, afirma Camila Vergara.

Oficinas- Entre janeiro e fevereiro, o grupo também promove duas edições da Oficina Corpo-Máscara, que desenvolverão os processos de criação de máscaras expressivas e os princípios técnicos e expressivos do corpo e partir do uso da máscara. Os eventos acontecem em Porto Alegre, e as inscrições podem ser feitas através do site www.mascaraencena.com.br.

 

 

Espetáculos no Porto Verão Alegre
Como parte da programação da edição 2020 do festival Porto Verão Alegre, o grupo coloca em cartaz os espetáculos “Imobilhados” e “2068”. “Imobilhados”, que já fez diversas temporadas em teatros da Capital, conta os dilemas, a intimidade e os desafios de convivência entre moradores de um prédio de apartamentos. A produção convida o espectador a testemunhar fragmentos da vida dos moradores, e os atores revelam em cena as particularidades de nove personagens, expondo seus segredos, anseios e fragilidades. Já “2068”, que estreou no ano passado, retrata a resiliência humana, mostrando diferentes pessoas confinadas em um espaço de privação das liberdades individuais, em que, para se manter vivo, é preciso se alimentar constantemente de esperança.

Oficina de construção de máscaras expressivas
Desenvolvimento de criação de uma máscara expressiva a partir de estudos da anatomia do rosto humano
Datas: 27 de janeiro a 02 de fevereiro
Horário: 9h às 13h
Local: Bertoldo Cultural – Rua Garibaldi, 853 – Independência
Inscrições: www.mascaraencena.com

Oficina Corpo-Máscara
Compartilhamento dos princípios técnicos e expressivos do corpo a partir do uso da máscara expressiva, presentes no trabalho do grupo
Data: 3 a 7 de fevereiro
Horário: 9h às 13
Local: Bertoldo Cultural – Rua Garibaldi, 853 – Independência
Inscrições: www.mascaraencena.com

“Imobilhados” no Porto Verão Alegre
Na Sala Álvaro Moreyra, nos dias 28/01, 29/01 e 30/01, às 20h
“2068” no Porto Verão Alegre
No Instituto Ling, nos dias 24/01, às 20h, e 25/01, às 18h 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.