MEA lança dois Editais para escolas públicas e produtores culturais do Rio Grande do Sul

O MEA – Memorial da Evolução Agrícola reafirma seu compromisso com a transparência e o diálogo comunitário, e anuncia o lançamento de dois editais culturais para integrar seus programas institucionais Mediação Cultural e Prosas com a Escola. O edital de Oficinas Culturais é destinado aos produtores culturais, artistas e artesãos residentes em todo estado do Rio Grande do Sul e prevê o repasse total de R$35 mil reais. O segundo Edital é dedicado ao Programa Prosas com a Escola, voltado para escolas públicas (municipal, estadual e federal) situadas na região Noroeste do Rio Grande do Sul. As inscrições dos Editais devem ser realizadas até o dia 24 de março, exclusivamente pelo site www.mea.org.br.
O Edital Oficinas Culturais selecionará sete projetos, inéditos ou não, que contemplarão a realização de oficinas culturais presenciais no MEA. As propostas deverão estimular a conscientização ambiental e discutir práticas inovadoras e que abordam temáticas como sustentabilidade, crise climática, agricultura e preservação de recursos naturais, dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU a serem alcançados até 2030. Este Edital integra o Programa Mediação Cultural MEA com objetivo de criar espaços de diálogo crítico e inclusivo que conectem o público à história, à cultura e aos desafios contemporâneos da agricultura brasileira. Por meio de experiências educativas, sensoriais e participativas, o programa Mediação Cultural incentiva a construção coletiva de significados, promovendo o reconhecimento da agricultura como um elemento essencial da diversidade cultural e ambiental do país.
“É um passo importante para a governança do MEA e a garantia da participação democrática de todos agentes culturais e escolas públicas. Destaco ainda a abrangência estadual do Edital Oficinas Culturais. É a primeira ação do MEA que extrapola o Noroeste do Estado. Isto reforça o papel do Memorial na descentralização da economia da Cultura que atua no eixo dos grandes centros urbanos.”, comenta Karina Muniz Viana, diretora do MEA.
O edital Prosas com a Escola tem por objetivo selecionar quatro projetos de exposição, inéditos ou não, de escolas públicas do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, que desenvolvam abordagens interdisciplinares e conectadas às Diretrizes Curriculares da Educação Básica (DCNEB) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
O Prosas com a Escola MEA propõe estabelecer e ampliar diálogos com toda a comunidade escolar. As atividades são voltadas a professores, agentes escolares, merendeiras, motoristas e estudantes em escolas públicas do Noroeste do RS e no MEA. “Queremos estabelecer um processo colaborativo e instigar a criação de novas pedagogias para pensar modos de conexão entre as escolas e o conteúdo que está presente no Memorial”, explica Carla Borba, responsável pela Coordenação Educativo, Cultural e Socioambiental do MEA.
Os interessados em participar dos Editais devem acessar o site oficial do MEA. E para tirar dúvidas, a equipe do MEA fará um bate-papo online no dia 10 de março às 19h para tratar sobre o Edital Oficinas Culturais. E no 11 de março será a vez do Edital Prosas com a Escola. Os links estão disponíveis no site www.mea.org.br.
Fonte: Engaje Comunicação
Mediação Cultural com visitação de escolas ao MEA.
Crédito: MEA/ Divulgação