“Mobgrafia” chega à sua segunda edição na Galeria Escadaria

‘Mobgrafia – Expressão Urbana” é a exposição que ocupará a Galeria Escadaria, em sua segunda edição, a partir do dia 10 de junho, reunindo 90 imagens de 45 fotógrafos, feitas em celulares ou tablets. Com curadoria do publicitário e fotógrafo Marcos Monteiro, a iniciativa tem um caráter duplamente democrático, tanto por estar situada em um museu a céu aberto, o que coloca a arte ao alcance de todos; quanto pela técnica utilizada, através de dispositivos móveis, recurso amplamente difundido e acessível à população. A abertura ocorrerá no próximo sábado, a partir das 16h, na escadaria Verão (esquina rua Duque de Caxias), com a banda Os Lucianos (Luciano Riquez na voz e guitarra, Miguel Lattuada no baixo e voz, Cristiano na bateria e Ernani na voz e teclado) tocando muito rock, soul e funk.

A fotografia está vivendo um momento único, tão importante como foi seu próprio surgimento. É quase um renascimento da arte, por conta de uma inclusão e compartilhamento inimagináveis, possibilitando que a arte criada, a foto gerada ou a história contada ganhem o mundo em tempo real. Os smartphones revolucionaram o modo de vida de quase todas as pessoas no planeta e através dele a fotografia ficou mais democrática e criativa, estimulando o olhar e percepção sobre o cotidiano, trazendo à tona uma experiência de representação da realidade intrínseca, sob a ótica do autor.

Jacqueline Seravia

O termo Mobgrafia é sinônimo do movimento que promove a arte fotográfica e visual captada, editada e compartilhada com dispositivos móveis: smartphones, tablets, etc. A partir daí, pensamos na mobgrafia e em suas dimensões possíveis, uma maneira de transmitir nossa arte de forma mais criativa e instantânea. O tema não tem limites e é livre; e assim mais uma vez a arte ira espelhar a vida através das lentes de seu celular.  ‘Mobgrafia – Expressão Urbana” é  considerada a maior exposição a céu aberto de fotos de smartphones do Brasil.  Através de convocatória foram selecionados 45 fotógrafos (as) amadores e profissionais de todo o Brasil, num total de 90 fotos de grandes formatos distribuídas em 15 grandes painéis.

A exposição na rua tem um olhar inclusivo e democrático, em função da arte sair das galerias e museus para ganhar as ruas, criando novas experiências e hábitos para uma parcela da população, que não tem o costume de frequentar estas instituições“, afirma o produtor e curador, Marcos Monteiro. O tema é Livre Expressão Urbana e a visitação seguirá até final de agosto, devendo posteriormente ocupar a Galeria Restinga, que fica na Esplanada da Restinga –  também a céu aberto-  durante o mês de setembro. Em sua primeira edição, ano passado, “Mobgrafia Expressão Urbana” teve cerca de 40 mil visitações, e a expectativa desta vez é superar este número.

Nely Alves

Galeria Escadaria – Criada em plena pandemia com o intuito de levar arte de qualidade para a população, já abrigou 16 exposições nacionais e internacionais a céu aberto. Em agosto de 2022 foi inaugurada sua primeira filial, a Galeria Restinga, localizada na Praça Esplanada do bairro Restinga, também a céu aberto, que recebe todas as exposições que passaram pelo Centro Histórico da capital gaúcha. A mais recente exposição a ocupar a escadaria da Borges, “Se7E”, celebrou os dois anos do espaço, em março último e deverá migrar para a Restinga de 17 de junho a 17 de julho. 

Serviço – Exposição “Mobgrafia – Expressão Urbana”
Galeria Escadaria: de 10 de junho a 30 de agosto de 2023 (escadaria Verão do Viaduto Otávio Rocha – Borges de Medeiros – Centro Histórico)
Galeria Restinga: de 4 de setembro a 20 de outubro de 2023 (Esplanada da Restinga)
Informações: Vera Pinto (99104-1372) e/ou Marcos Monteiro (99935-0608) – email marcosmonteiroprojetos@gmail.com). 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.