Moda pelo RS: Loja tem alma e propósito  

A loja tem alma.  Em uma conversa com Paulo Selani, o escritor e especialista em visual merchandising é certeiro nos argumentos de que o ponto de venda personifica um espaço vivo, que encanta, comunica e vende. O autor do livro “Sua Loja Faz Psiu?! O segredo das lojas que encantam” será um dos painelistas da 2ª edição do Moda pelo RS no dia 4 de junho, no Teatro Bourbon Country, em Porto Alegre.  Realizado pela CDL POA e idealizado pela estilista e influenciadora Joy Alano, o projeto reúne especialistas renomados com o objetivo de fornecer conhecimento prático, insights importantes e ferramentas essenciais para quem deseja fortalecer sua marca e expandir os negócios.  

As convicções de Selani vêm do raciocínio de que lojas encantadoras não vendem apenas produtos – elas oferecem experiências memoráveis. “No Moda pelo RS, vou mostrar o visual merchandising feito com propósito, sensibilidade e técnica. A organização de araras, mesas, vitrines, fluxo e a implementação de estratégias que despertam emoção, desejo e conexão podem ser transformadoras. Vitrines que contam histórias, combinações com intenção e ambientação sensorial serão alguns dos pontos de destaque no painel. A ideia é inspirar e entregar caminhos práticos para elevar o VM a outro nível, com alma e estratégia“, argumenta.   

Para o profissional formado em artes visuais, que, em três décadas, já foi tudo dentro de uma loja – caixa, vendedor, gerente, dono de loja, VM e consultor –, a alma também se manifesta na vitrine, no olhar da vendedora, na música que toca, no cheiro, na escolha das peças, no cuidado com os detalhes. “É uma forma de conversar com o coração da cliente, não apenas com o bolso”, complementa o paulista de Ribeirão Preto que há 10 anos mora em Rio do Sul (SC).   

Sobre a transformação do varejo, com crescimento do online e uma necessidade crucial de ressignificação do físico, Selani reitera que se vive na era da multicanalidade. Não se trata mais de escolher entre o físico ou o digital, mas de integrar esses universos de forma inteligente e sensível. “O varejo caminha para o phygital, no qual a jornada da cliente é fluida, conectada e coerente em todos os pontos de contato. Nesse cenário, a loja física precisa resgatar seu protagonismo como espaço de experiência: ela é o lugar onde o cliente sente, experimenta, se emociona e se conecta com a marca de forma real“, defende.   

Por isso, o visual merchandising passa a ser uma ferramenta estratégica, capaz de traduzir a essência da marca no espaço e criar momentos memoráveis. “O norte está em criar pontos de venda que tenham alma, que inspirem confiança, que comuniquem com clareza e que entreguem muito mais do que produtos – entreguem propósito“, finaliza Paulo Selani.   

Serviço 2ª Edição Moda pelo RS    
Quando: 04 de junho de 2025 (quarta-feira)   
Horário: 8h30min   
Onde: Teatro Bourbon Country  
Ingressos no link 

Fonte: CORE Comunicação
Paulo Selani. Foto: divulgação

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.