Mostra “Recordar é Viver – Memórias do Carnaval exibirá filmes que retratam o carnaval no Brasil e no mundo
De 2 a 12 de março, a Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, vai celebrar as delícias e as dores da festa mais popular do país com a mostra Recordar é Viver! Histórias de Carnavais. A programação irá apresentar uma seleção especial de filmes carnavalescos realizados entre as décadas de 1920 e 2010 no Brasil e no exterior. Dez títulos serão exibidos com entrada franca e os demais terão ingressos populares (R$ 10,00).
Na abertura, haverá a exibição de Orfeu do Carnaval (1959), do francês Marcel Camus, inspirado no texto teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. A sessão do grande clássico vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e protagonizado pelo ator porto-alegrense Breno Mello será apresentada pelo diretor e roteirista Alexandre Derlan. Mais duas produções do Rio Grande do Sul ganham sessões na mostra: Errante – Um Filme de Encontros, de Gustavo Spolidoro, e Harmonia, de Jaime Lerner.
Uma edição especial do Projeto Raros vai projetar dois filmes dirigidos por Vera de Figueiredo: Artesanato do Samba (co-dirigido por Zózimo Bulbul) e Samba da Criação do Mundo, inspirado no enredo que a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis elaborou para o desfile de 1978. O público poderá assistir ainda a grandes ficções carnavalescas de realizadores como Nelson Pereira dos Santos, Julio Bressane, Walter Lima Jr., Fernando Coni Campos, Watson Macedo e José Carlos Burle. Um dos principais destaques é Quando O Carnaval Chegar (1972), de Cacá Diegues, que tem no elenco Chico Buarque, Nara Leão, Maria Bethânia, Hugo Carvana, Elke Maravilha, Odete Lara, Antônio Pitanga e José Lewgoy.
Haverá um panorama de documentários: O Que Foi o Carnaval de 1920!, de Alberto Botelho, Carnaval de Rua de Porto Alegre, produzido pela Wilken Filmes, Carnaval do Rio de Janeiro, do chileno Aldo Francia, Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez, e Arrasta a Bandeira Colorida, de Luna Akalay e Aloysio Raulino.
As célebres festas de Sevilla e Veneza também estarão na tela em duas obras-primas: Mulher Satânica, de Josef von Sternberg, protagonizado por Marlene Dietrich, e Casanova de Fellini, de Federico Fellini. A mostra tem o apoio do Centro Técnico Audiovisual, da Cinemateca Nacional de Chile, do Canal Thomaz Farkas e da Versátil Filmes.
PROGRAMAÇÃO
02/03, quinta-feira
19h30min – Orfeu do Carnaval
03/03, sexta-feira
15h (exibição gratuita) – A Baronesa Transviada
17h (exibição gratuita) – Carnaval Atlântida
19h30min (exibição gratuita) – Projeto Raros: Artesanato do Samba + Samba da Criação do Mundo
04/03, sábado
19h – Ladrões de Cinema
05/03, domingo
17h – Quando o Carnaval Chegar
19h (exibição gratuita) – O Gigante da América
07/03, terça-feira
17h – Mulher Satânica
19h – Casanova de Fellini
08/03, quarta-feira
19h – Carnaval de Rua de Porto Alegre + Errante – Um Filme de Encontros + debate
09/03, quinta-feira
17h – Orfeu do Carnaval
19h (exibição gratuita) – A Baronesa Transviada
10/03, sexta-feira
15h – Mulher Satânica
16h30min – Casanova de Fellini
19h30min (exibição gratuita) – Carnaval do Rio de Janeiro + A Lira do Delírio
11/03, sábado
17h (exibição gratuita) – Carnaval Atlântida
19h – Rio, Zona Norte
12/03, domingo
16h30min (exibição gratuita) – O Que Foi o Carnaval de 1920! + Nossa Escola de Samba + Arrasta a Bandeira Colorida
18h – Harmonia + debate
SERVIÇO
QUANDO: De 02 a 12/03 (não haverá sessões na segunda-feira, 06/03)
ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 – Centro Histórico, Porto Alegre)
QUANTO: Entrada franca em filmes selecionados ou R$ 10,00 nos demais filmes. A bilheteria abre às 14h30min nos dias de exibições, pagamento somente em dinheiro ou pix.
Fonte: Assessor de Imprensa/Léo Sant´Anna