A Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta de 05 a 18 de setembro a mostra O Cinema da Ásia, com 18 produções – doze grandes filmes realizados nesta década pelos principais realizadores do extremo oriente e do sudeste asiático, e a Seção Resgates, com seis obras influentes da história do cinema, entre clássicos e contemporâneos.

Hotel às Margens do Rio, o mais recente longa-metragem do celebrado diretor sul-coreano Hon Sangsoo, estará na abertura da mostra, na quinta, dia 05, às 20h. O drama familiar com toques oníricos e situações cômicas conta com a magnífica atuação de Ju-bong Gi que foi consagrada com o prêmio de melhor ator no Festival de Locarno de 2018, evento que marcou a estreia mundial do filme.

O Cinema da Ásia apresenta obras de importantes realizadores do cinema contemporâneo, como o filipino Lav Diaz, os taiwaneses Hou hsiao-hsien e Tsai Ming-liang, os chineses Jia Zhangke e Vivian Qu, os japoneses Naomi Kawase, Hirokazu Koreeda e Kiyoshi Kurosawa, o sul-coreano Lee Chang-dong, o tailandês Apichatpong Weerasethakul, e o singapuriano Anthony Chen.

No sábado, 07 de setembro, o diretor e professor Eduardo Wannmacher participa de um debate após a exibição às 18h de O Mundo, um dos filmes mais importantes do realizador chinês Jia Zhangke.

O Funeral de Rosas

A seção Resgates traz para a mostra obras-primas asiáticas realizadas em diversos momentos da história do cinema. A grande atração é a cópia em DCP de Derzu Uzala, incursão soviética do mestre japonês Akira Kurosawa. O transgressor O Funeral de Rosas, filme de Toshio Matsumoto, realizando em momento de efervescência da contracultura japonesa, será exibido em versão restaurada.

O clássico filme de artes marciais Dragon Inn: A Estalagem do Dragão, de King Hu, ganha exibição comentada pelo pesquisador César Almeida dentro de edição especial do Projeto Raros. Produzida pelo Programa de Alfabetização Audiovisual, a Sessão Vagalume, que apresenta filmes para crianças de todas as idades, apresenta a versão dublada da animação O Castelo Animado, de Hayao Miyazaki, uma das obras-primas do Studio Ghibli.

Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00, com meia entrada para estudantes, idosos e portadores do Cartão Petrobras com acompanhante, além de gratuidade para os funcionários da Petrobras. A bilheteria abre 30 minutos antes de cada sessão. A Cinemateca Capitólio Petrobras fica na Rua Demétrio Ribeiro 1085 – Esq. com Borges de Medeiros. Mais informações (51) 3289 7453

 

 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.