Home Jornal da Capital Destaque Movimento #GENTEAJUDANDOGENTE lança campanha de prevenção ao suicídio

Movimento #GENTEAJUDANDOGENTE lança campanha de prevenção ao suicídio

7696
0

O movimento #GENTEAJUDANDOGENTE lançou, nesta 5ª feira, 12 de setembro, em Porto Alegre, uma ampla  campanha de prevenção ao suicídio, que deve se estender até meados de janeiro do próximo ano.

A campanha tem como conceito e apelo a expressão: “Não ignores os avisos”. Todos os suicidas, antes de cometerem o ato extremo, costumam dar sinais de que poderão vir a fazê-lo. Os motivos são os mais variados e vão do desespero à depressão, do desemprego ao desamor.

Frases que soam apenas como desabafo ou ameaças são, na verdade, avisos e um pedido de socorro. “Se você me deixar, eu me mato”, “Estou sendo um fardo na vida dos outros”, “A vida perdeu a graça”, “Meu emprego era a minha vida” são algumas delas e compõem as peças criadas pela agência Moove, e que a partir desta semana passam ser veiculadas em emissoras de rádio e televisão, em veículos de mídia impressa, outdoors e mídia digital.

A campanha tem a realização do Clube de Opinião do RS e do Rotary Clube Glória Teresópolis – Distrito 4680 e a participação do CPV – Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio, CVV – Centro de Valorização da Vida, Secretaria Estadual da Saúde, Pão dos Pobres, CIEE-RS, FURPA – Fundação dos Rotarianos de Porto Alegre, Trensurb e o CREMERS – Conselho Regional de Medicina, além de veículos de comunicação de todo o Estado.

O coordenador do movimento #GENTEAJUDANDOGENTE, o jornalista Julio Ribeiro destacou a necessidade de se retirar de sobre este tema o manto do silêncio com o qual o encobrimos ao longo do tempo. “Não falar sobre o tema não tem ajudado, os índices de suicídios só vêm aumentando, fazendo do RS um triste campeão nacional, com três vezes mais incidências que a média nacional”.

Cláudio Bins, representante do Rotary Club Glória Teresópolis e gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, salientou a importância de empreender um trabalho especial entre jovens e adolescentes de todo o Estado. “É nessa idade em que surgem as primeiras crises existências e se faz necessária uma rede de proteção, acolhimento e orientação para a vida”.

O médico psiquiatra Ricardo Nogueira, coordenador do Centro de Promoção à Vida e Prevenção ao Suicídio, salientou a necessidade de um trabalho integrado que envolva a sociedade civil, os profissionais da área da saúde  e as famílias para buscar estancar essa tragédia. “No mundo todo, os suicídios estão diminuindo, mas aqui no Rio Grande do Sul os números continuam crescendo. Este tema precisa ser enfrentado abertamente e ser alvo de uma política pública continuada, um plano de Estado que inclua todo mundo em torno desse tema”.

A Secretária Estadual da Saúde, Arita Bergman, que traz a experiência de um projeto exitoso na área, quando secretária da Saúde de Pelotas e de São Lourenço do Sul, se mostrou comovida com a campanha e anunciou uma série de ações para enfrentar o problema do suicídio. “Precisamos capacitar profissionais, empreender ações permanentes de esclarecimentos e fortalecer a rede pública de atendimento a pessoas que vivem neste triste limiar entre a vida e a morte”. Ela, que se encerrou o evento,  se prontificou a cruzar todas as ações já planejadas no âmbito da Secretaria Estadual da Saúde com as ações propostas pela campanha lançada nesta 5ª feira.

 

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here