Multipalco Eva Sopher implementa medidas de comunicação alternativa e acolhimento sensorial
A partir de 1º de outubro, o Multipalco Eva Sopher, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), passa a implementar um conjunto de medidas de comunicação alternativa e acolhimento sensorial. O objetivo é tornar o espaço mais acessível a pessoas neurodivergentes, com deficiência e necessidades complexas de comunicação, reforçando o compromisso com a inclusão e o acesso democrático às artes.
Entre os recursos disponibilizados gratuitamente, mediante solicitação na bilheteria antes de cada espetáculo, estão: spinners (brinquedos sensoriais), óculos de proteção, abafadores de ruído, protetores auriculares e crachás identificadores, além de pranchas de comunicação alternativa espalhadas em cinco pontos do local.
O projeto foi desenvolvido com o apoio de uma equipe multidisciplinar e será ampliado nos próximos anos. A partir de 2026, a Fundação Teatro São Pedro exigirá que as solicitações de pauta incluam, por parte dos produtores, indicações sobre previsão de recursos de acessibilidade e de possíveis transtornos sensoriais — como sons intensos ou iluminação piscante — para que o público seja informado com antecedência e possa se preparar de forma adequada.
“Na democracia, é fundamental que todos os cidadãos tenham semelhantes oportunidades de acessibilidade a seus direitos sociais e pessoais, dentre os quais se incluem o lazer e o divertimento. No caso da Fundação Teatro São Pedro, com nosso público variado e a diversidade dos espetáculos que trazemos, procuramos cumprir com esta missão: falar com todos, falar a respeito de tudo. Para falar a respeito de tudo, passamos a buscar produções culturais dos mais diversos recantos, trazendo-as a Porto Alegre. Para falar com todos, é fundamental que tenhamos uma infraestrutura capaz de receber à tal diversidade de plateias. Não temos apenas novos espaços. Queremos abrir novos horizontes”, conta Antonio Hohlfeldt, presidente da Fundação Teatro São Pedro.
Com a iniciativa, o Multipalco Eva Sopher reafirma seu papel como espaço cultural de referência no estado, comprometido em oferecer uma experiência artística mais inclusiva e acolhedora para todos.
Fonte: Theatro São Pedro –Imprensa
Materiais de apoio voltados ao espectador neurodivergente já estão disponíveis na bilheteria e no foyer do Multipalco Eva Sopher – Crédito: Julia Muri
