Home Jornal da Capital É Notícia Museu do Futebol traz exposição ao Museu da Comunicação Hipólito José da...

Museu do Futebol traz exposição ao Museu da Comunicação Hipólito José da Costa

1775
0

O Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, trará a Porto Alegre (RS) a exposição itinerante “Museu do Futebol na Área”, patrocinada pela Motorola por meio da Lei Rouanet, com apoio de tecnologia da Epson. A mostra ficará em cartaz no Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, em Porto Alegre, entre os dias 31 de outubro e 16 de dezembro, com entrada gratuita.

A exposição na capital gaúcha faz parte da turnê em celebração ao décimo aniversário do Museu do Futebol, um dos equipamentos culturais que está entre os dez melhores do Brasil segundo ranking do site TripAdvisor. Iniciada no mês de abril no Recife, a mostra esteve ainda no Rio de Janeiro e Belo Horizonte antes de desembarcar em Porto Alegre. Com sucesso de público, 200 mil visitantes já conferiram a mostra neste ano.

“É de extrema importância para a Secretaria da Cultura levar parte do conteúdo e o conhecimento do Museu do Futebol para outros estados do Brasil, celebrando os dez anos desta instituição essencial na preservação e no resgate da história do país por meio do esporte”, afirma Romildo Campello, Secretário da Cultura do Estado de São Paulo.

“Museu do Futebol na Área” reproduz sete das quinze salas presentes na sede do Museu, no emblemático Estádio do Pacaembu, na cidade de São Paulo, com o objetivo de levar a experiência que já encantou mais de 3,5 milhões de pessoas desde a sua inauguração, em 2008. Para isso, contou com o time que participou do projeto original, os cenógrafos Daniela Thomas e Felipe Tassara, o designer Jair de Souza e o artista multimídia Tadeu Jungle, que assina uma instalação exclusiva para a mostra. E, para ampliar a emoção do público local, incorpora histórias, fotos e curiosidades sobre o futebol de cada cidade por onde passa.

“O futebol é uma paixão nacional e expressão da nossa cultura. Acreditamos que por ser democrático ele tem o poder de conectar as pessoas. Por isso, estamos muito felizes em poder levar essa exposição itinerante a outros lugares do Brasil, principalmente por estar em cidades que fazem parte da nossa plataforma de marca #hellocidades”, disse Bruno Couto, Head de Marketing da Motorola.

Em Porto Alegre, a rivalidade entre os clubes Grêmio e Internacional estará bastante presente. O GRE-NAL é representado desde fotos dos primórdios dos clubes, no início do século XX, ao jogo de pebolim (ou totó) e de futebol de botão. Compõe a mostra uma vitrine em homenagem a Aldyr Schlee, gaúcho criador da camisa canarinho da Seleção Brasileira, em 1953, e outra com camisas e objetos históricos dos dois clubes, dentre eles uma usada pelo ídolo colorado Fernandão na conquista da Taça Libertadores da América em 2006 e outra usada por Paulo César Magalhães na conquista gremista do Mundial de 1983. Para compor esse tom local, o Museu do Futebol contou com o apoio dos memoriais de ambos os clubes porto-alegrenses, bem como do Museu do Sport Club Internacional Ruy Tedesco, do Museu do Grêmio Hermínio Bittencour, do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, do Museu da UFRGS e do Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo.

“É muito importante para a Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul e para o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa abrir seus espaços para trazer a Porto Alegre esta exposição itinerante que narra a história do futebol brasileiro. Em nossos acervos, encontra-se registrada esta memória, por meio de publicações (jornais e revistas), fotos, vídeos e filmes.   Futebol conecta pessoas, futebol conecta paixões. O Hipólito se insere neste projeto, ao apresentar aos gaúchos a história do futebol” afirma Elizabeth Corbetta, Diretora do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa.

SERVIÇO
Museu do Futebol na Área – Porto Alegre
De 31 de outubro a 16 de dezembro de 2018
Terça a domingo, das 10h às 18h
Museu da Comunicação Hipólito José da Costa
Rua dos Andradas, 959 Centro – Porto Alegre, RS
Entrada gratuita

 Museu do Futebol – Fotos Elisa Mendes
Foto em destaque/Tom cabral  –  Museu do Futebol na Área – itinerância

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here