Musical Évora recebe Fabiane Oliveira e Neemias Santos para o recital de flauta e violoncelo “De Bach a Villa-Lobos Pela Música Brasileira”

O Musical Évora recebe Fabiane Oliveira (flauta) & Neemias Santos (violoncelo)  para o recital “De Bach a Villa-Lobos Pela Música Brasileira”, no dia 17 de setembro, às 12h30, na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, com entrada franca. O programa é pincelado por composições de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e João Pernambuco.

Fabiane Oliveira é Bacharel e Mestre pela UFRGS em flauta-transversal e especialista em flauta e piccolo pelo Conservatório de Lucerna, na Suíça. É flautista da Banda Municipal de Porto Alegre desde 2002 e a única mulher a integrar o grupo em toda a história da Banda desde a sua fundação, em 1925. Fabiane foi ganhadora do Prêmio Açorianos com o Grupo Café Acústico por dois anos consecutivos, 2000 e 2001. Ao longo de sua trajetória, tocou nas orquestras: OSPA, OCTSP, OSUCS, PUC-RS, OSP (Paraná), ORSE, na Bahia, São Paulo e Brasília. Foi professora de flauta do projeto da orquestra jovem da Orquestra Sinfônica de Sergipe, do Conservatório Pablo Komlós (Academia da OSPA) e do Painel de Bandas FUNARTE de Viamão. 

Natural de Salvador, Neemias Santos é bacharel pela UFBA (2004) e estudou violoncelo e piano no Conservatório de Lucerna, na Suíça. Mestre em violoncelo (2010) pela Penn State University e Doutor em violoncelo (2020) e composição (2023), Neemias é especialista em Tecnologia Musical pela Texas Tech University.

No Brasil, integrou as principais orquestras do Rio Grande do Sul, como OSPA e OCTSP, e foi primeiro violoncelo da Orquestra Filarmônica da PUC-RS. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Sergipe e violoncelista do quarteto de cordas da orquestra. Nos EUA, integrou as orquestras: Pennsylvania Center Orchestra, Altoona Symphony Orchestra, Lubbock Symphony, Amarillo Symphony, Abilene Symphony e Kingsville Symphony.

Também foi o primeiro violoncelo convidado da Lubbock Chamber Orchestra na gravação do álbum indicado ao Grammy “Hard Metal Cantüs”, do compositor DJ Spar. Foi professor de violoncelo em 5  universidades estadunidenses e realizou concertos no Carnegie Hall (NY) e no Kimmel Center (Philadelphia). Também foi diretor de estúdio de gravação, engenheiro de áudio e produtor de vídeo, além de ter participado de projetos pela Sony Music Korea e Centauro. Em 2004, Neemias recebeu o troféu Caymmi de música popular na Bahia, como Músico Revelação. Sua discografia inclui álbuns de cello, contrabaixo, piano e de música eletrônica em colaboração com a flautista Fabiane Oliveira. 

O Musical Évora é um projeto fixo com produção da Associação Amigos do Theatro São Pedro, que tem patrocínio da Évora Holding S.A. e proporciona à comunidade apresentações ao vivo, com entrada franca. Ocorre nas quartas-feiras úteis, às 12h30, na Sala da Música do Multipalco Eva Sopher, trazendo o trabalho de músicos de diferentes regiões do país e do exterior. As apresentações têm em torno de 45 minutos, contemplando repertório de música erudita de câmara ou experimental.

PROGRAMA
Johann S. Bach (1685 – 1750)
Arioso da Cantata BWV 156
Sonata em Dó Maior para flauta e contínuo

  • Andante e Presto
  • Allegro
  • Adagio
  • Minueto 1 e 2
    Largo ma non tanto do concerto para 2 violinos em Ré menor

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
Aria (Cantilena) das Bachianas n°5
Prelúdio – Introdução das Bachianas n° 4

Pixinguinha (1897 – 1973)
Carinhoso

Jacob do Bandolim (1918 – 1969)
Doce de Côco

João Pernambuco (1883 – 1947)
Sons de carrilhões

Heitor Villa-Lobos (1887 – 1959)
O Trenzinho do Caipira

SERVIÇO – MUSICAL ÉVORA
Fabiane Oliveira (flauta) & Neemias Santos (violoncelo) – “De Bach a Villa-Lobos Pela Música Brasileira”
Dia: 17 de setembro (quarta-feira) – a partir das 12h30
Local: Sala da Música do Multipalco Eva Sopher
R. Riachuelo, 1089 – Centro Histórico, Porto Alegre
ENTRADA FRANCA

Fonte: Theatro São Pedro
Neemias Santos & Fabiane Oliveira – Crédito: Nora M. Santos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.