Nadando pelos Cartões Postais do RS – Treino de natação em águas abertas no Lago Guaíba – Itapuã
Domingo, 8 da manhã, praia de Itapuã localizada às margens do lago Guaíba, não muito longe da capital gaúcha, lugar sossegado, cercado por belezas naturais e com praias de água doce. Este foi o cenário escolhido para o grupo de nadadores se jogar na água com o objetivo de treinar em um dos mais belos cartões-postais do Rio Grande do Sul.
Desde o começo dos treinos, cada vez mais atletas têm se interessado pela modalidade de águas abertas, muito em função do apoio dado por todos os participantes.
A maioria da equipe que treina, já nadou ou disputou uma competição de águas abertas, em que a extensão do percurso pode variar de 1 a 36 quilômetros, mas para Vinicius Dias, estreante no treino, a distância foi de apenas 800 metros. Auxiliar um atleta a superar seus limites, com um bom acompanhamento nas águas, é importante para seu desenvolvimento pessoal.
Edilson Bento, um dos organizadores dos treinos, é ultramaratonista aquático e já encarou vários desafios como a Travessia do Arvoredo, 25 Km em Santa Catarina, a maratona aquática do Leme ao Pontal, 36 Km no Rio de Janeiro e a Ultra Maratona 14 BIS, em São Paulo. Bento tem como próximo objetivo participar da Travessia Capri-Nápoli, na Itália, considerada uma das mais charmosas e difíceis provas de todos os tempos, com um percurso de 36 Km em mar aberto, que vai da ilha de Capri até a cidade italiana de Nápoles. Esta travessia completou este ano 65 anos.
Participaram do treino os nadadores Rodolfo Almeida, Ricardo Gasch, Vinicius Dias, Marcos Straub, Gustavo Brenner, Rubens Porto, Denise Ungaratto, Lucas Porto, Guilherme Xavier, Edilson Bento, Franciele dos Santos, Gerson Martins e Francismar Siviero.
O projeto Nadando Pelos Cartões Postais do Rio Grande do Sul tem como objetivo promover atividades esportivas e beneficentes divulgando as águas abertas no estado.
Saiba mais como participar e apoiar este projeto no site francisswim.com.br.
Foto | Denise Ungaratto
—