Natura lança Ekos Cacau

A Natura lança a linha Ekos Cacau, que utiliza o bioativo da Amazônia como principal ingrediente e visa ampliar o apoio e renda nas cadeias produtivas da região. O cacau amazônico é utilizado na linha Ekos pela primeira vez e intensifica o foco em regeneração ambiental e impacto social positivo. A novidade beneficia 189 famílias de duas comunidades fornecedoras, reforçando, em ano de COP30 no Brasil, a bioeconomia como uma alternativa concreta ao desmatamento.
“Ter uma linha de produtos dedicada ao cacau amazônico é um ótimo exemplo de como o uso consciente da sociobiodiversidade traz benefícios tanto para a comunidade quanto para o meio ambiente. Esse lançamento representa mais geração e distribuição de renda para as famílias envolvidas na cadeia de produção e reforça nossa estratégia de fomento à regeneração“, explica Angela Pinhati, Diretora de Sustentabilidade da Natura.
O cacau utilizado na linha Ekos é cultivado em sistemas agroflorestais (SAFs), uma prática regenerativa que combina o plantio da matéria-prima com outras espécies nativas, como castanha-do-pará, taperebá e ipê, em áreas degradadas. Esse modelo de cultivo já contribui para a recuperação e conservação de 8.116 hectares de floresta na região.
Benefícios para a pele e para a comunidade
A Natura mantém um relacionamento de 25 anos com fornecedores da Amazônia, impactando atualmente mais de 10 mil famílias que atuam de forma sustentável e contribuem para a preservação de 2,2 milhões de hectares de floresta em pé, o equivalente a 14 cidades de São Paulo. A principal fornecedora de cacau para a nova linha Ekos é a cooperativa CEPOTX, localizada em Altamira (PA), que reúne agroextrativistas com pequenas propriedades.
Fonte: Koi Comunicação