A Cia. Incomode-Te buscou um caminho próprio repleto de criatividade para reproduzir a vida e suas emoções, em pouco espaço, durante a crise sanitária do novo coronavírus. Assim nasceu Edifício Cristal, uma cristaleira cenográfica que abriga diversos espetáculos curtos. Em vez de louças e pratarias, miniaturas ilustram visualmente onze apartamentos acompanhados de histórias fictícias sobre personagens vivendo em quarentena. Cada ambiente foi concebido a partir do lixo reciclado dos integrantes do grupo.

É um verdadeiro espelho do nosso cotidiano, exatamente como um condomínio. Cada apartamento tem um número e, para escutar o que se passa lá dentro, basta apenas colocar os fones de ouvido, escolher a unidade, apertar um botão e acompanhar a locução que acontece paralelamente a automação de iluminação programada para a unidade escolhida. As vozes são de Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella, Letícia Vieira e Nelson Diniz.

Uma experiência visual, sonora e aberta à imaginação do público. É que os episódios não são ilustrados por bonecos ou vídeos. A partir da narração do elenco, da trilha sonora, da iluminação e da cenografia, o espectador será convidado a embarcar em uma viagem na qual terá o desafio delinear os protagonistas na sua própria mente: um síndico transtornado, o último inquilino do imóvel que está para alugar, a filha que precisou isolar-se para cuidar da mãe, a senhora que não consegue parar em casa, o casal que adotou duas crianças, um escritor famoso enfrentando a solidão em um moderno duplex, entre outros.

O projeto foi idealizado por Liane Venturella e surgiu bem antes da pandemia. “Era um desejo antigo. Eu já tinha pensado em transformar uma cristaleira em uma espécie de palco. Quando decidimos fazer uma produção remota, o Nelson Diniz já estava fazendo as miniaturas com materiais recicláveis. Aí, a ideia se encaixou perfeitamente”, explica a atriz.

Outra curiosidade é que cada integrante da equipe trabalhou sozinho, em isolamento social, comunicando-se somente em reuniões por vídeo chamadas. Mesmo sendo composta por adereços em formato reduzido, a produção tem todos os elementos de uma montagem teatral. A trilha sonora original é assinada por Angelo Primon. Juan Quintáns está à frente da engenharia de som. Todo o projeto luminotécnico e a automação é de Ricardo Vivian e a cenotécnica, de Matheus Grimm.

A produção marca a última etapa do projeto que comemora os 12 anos de atividade da Cia. Incomode-Te, que também realizou um ciclo de leituras dramáticas e exibição on-line de curtas-metragens, espetáculos da trilogia Da Mão para a Boca e a nova estreia de Palácio do Fim em formato remoto. Produzida pela Primeira Fila Produções, a iniciativa foi contemplada pelo edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul para o fomento à cultura, em atendimento ao previsto à Lei Federal Aldir Blanc (nº 14.017).

Edifício Cristal poderá ser visto de 24 de maio a 11 de junho na Casa de Cultura Mario Quintana, em Porto Alegre. O horário de visitação vai das 10h às 18h, de segunda a sexta-feira. O ingresso é gratuito, mas o público precisa fazer o agendamento prévio por e-mail (visitacaoccmq@gmail.com).

FICHA TÉCNICA
Idealização: Liane Venturella
Concepção de interiores: Liane Venturella e Nelson Diniz
Textos: Carlos Ramiro Fensterseifer, Liane Venturella e Nelson Diniz
Locuções:  Carlos Ramiro Fensterseifer, Letícia Vieira, Liane Venturella e Nelson Diniz
Cenotécnica: Matheus Grimm
Projeto Luminotécnico e Automação: Ricardo Vivian
Trilha Sonora: Angelo Primon
Desenho de Som: Juan Quintáns
Fotos: Alex Ramirez
Identidade Visual: Ricardo Petry
Produção: Primeira Fila Produções
Realização: Cia. Incomode-Te

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.