Novos Velhos Corpos 50+ faz duas apresentações na VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres

Seis bailarinos e coreógrafos conhecidos da cena gaúcha, com idades entre 50 e 70+, ganharam os palcos e o público em 2022 – sempre com lotação esgotada – e mostraram que não existe idade para um corpo dançar. A aceitação de “novos velhos” ainda é algo novo em uma sociedade que sempre buscou a eterna juventude.

Ser “velho” vai além da aparência. É o desejo de seguir o caminho escolhido e lutar para permanecer nos espaços que conquistou e construiu em uma trajetória de sucesso. Novos Velhos Corpos 50+ (NVC 50+) foi um divisor de águas para Eva Schul, Eduardo Severino, Mônica Dantas, Robson Duarte, Rossana Scorza e Suzi Weber. A persistência de cada um segue transformando a vida de muitas pessoas 50+, mesmo sem experiência na dança. Nunca, ninguém, parou de sonhar.

O debate sobre a velhice vem sendo cada vez mais explorado na contemporaneidade em escala mundial. Como perceber, viver e refletir sobre o envelhecimento em uma sociedade que exalta a juventude? Novos Velhos Corpos 50+ teve como mote do seu processo de criação as seguintes questões: Como incorporamos a passagem do tempo em nossos corpos? Como integramos a doença e a fragilidade em nossa dança? Conversamos, improvisamos, dançamos, refletimos e relembramos nossas experiências juntos, o que culminou com o espetáculo. A idade é um privilégio. NVC 50+ busca celebrar os novos velhos corpos, afinal, somos sempre mais velhos e mais jovens que alguém”, diz Suzi Weber.

Mais uma vez, o espetáculo retorna aos palcos, desta vez no Teatro Glênio Peres para duas apresentações nos dias 1º e 2 de setembro (sexta e sábado), às 19h. A entrada é gratuita e para garantir a entrada, os ingressos podem ser retirados a partir de 29 de agosto a 1 de setembro, de terça-feira a sexta-feira, no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre (Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico).

NVC 50+ mistura música, teatro e imagens de vídeo e tem por tema a celebração do corpo em envelhecimento na dança e na vida. O espetáculo surgiu da necessidade de continuar a dançar, apesar dos tempos difíceis, e gira em torno de forças e fragilidades simbolizadas nas relações de aproximações, afastamentos e jogos de novos velhos corpos.

Novos Velhos Corpos – Foto: Adriana Marchiori

A dança se estende através do vídeo criado pelo multiartista Alex Sernambi. A performance musical Dora Ávila, Flavio Flu, Marcelo Fornasier e Vasco Piva dialoga com as coreografias, com improvisações pelas duas partes, música e dança. Cláudia Sachs e Lisandro Bellotto harmonizam as diferentes linguagens do espetáculo.

Trata-se de um grupo de artistas que colaboram em diferentes projetos artísticos há mais de trinta anos. Cada um tem uma trajetória consolidada na cena e na expertise do seu campo artístico, como Eva Schul, coreógrafa com mais de 50 anos de carreira“, completa Suzi.

FICHA TÉCNICA
Direção Geral: Suzi Weber
Produção:
Eduardo Severino e Suzi Weber
Direção cênica: Cláudia Sachs e Lisandro Bellotto
Coreografia e atuação: Eva Schul, Monica Dantas, Suzi Weber, Eduardo Severino, Rossana Scorza e Robson Lima Duarte
Trilha sonora: Flavio Santos (Flu)
Músicos: Dora Avila, Flavio Flu, Marcelo Fornazier, Vasco Piva
Direção dos vídeos: Alex Sernambi e Suzi Weber
Iluminação: Bathista Freire
Técnico de som: Julio Cascaes
Fotografias: Adriana Marchiori
Assessoria de Imprensa: Roberta Amaral

SERVIÇO
Novos Velhos Corpos 50+ | VII Mostra de Artes Cênicas e Música do Teatro Glênio Peres
Quando:
1º e 2 de setembro | Sexta e sábado | 19h
Onde: Avenida Loureiro da Silva, 255 – Centro Histórico
Entrada gratuita, com distribuição de ingresso de 29 de agosto a 1º de setembro, no Memorial da Câmara Municipal de Porto Alegre

Fonte: Projeção Cultural

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.