A abertura acontece no dia 30 de julho, às 19h, com uma conversa aberta ao público entre o artista e a curadora Virgína Aita. A mostra poderá ser conferida com entrada franca até o dia 1 de novembro e tem visitação de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h; e sábados, das 10h30 às 20h.

O sorriso da cor e outros engenhos reúne um conjunto de 22 obras do artista paulista, representante da chamada “Geração 80”. A exposição contém dípticos de óleo sobre tela, além de uma série de pinturas em caixas de madeira, ripas e tijolinhos. Segundo a curadora, nesta seleção de obras “pinturas monocromáticas se revezam com ‘objetos’ e estruturas minimalistas. Já nos grandes dípticos em cores pop, ou nos pequenos formatos (Minidípticos, Pinturinhas), a superfície monocromática oscila, fazendo perceber jogos cromáticos”, explica Virgínia Aita em seu texto curatorial.

Caixa 102 – Caixa 100 – Caixa 101 2019 – Foto: Henk Nieman

Sérgio Sister nasceu em 1948, em São Paulo. Seu processo criativo resulta em variadas densidades de pintura e diferentes sobreposições ou predominâncias cromáticas. Como desdobramento das questões de sua pintura, Sister também faz peças tridimensionais, caso das séries Caixas, iniciada em 1996, além de Pontaletes, a partir de 2006, e Ripas, de 2009. Participou das 9ª e 25ª edições da Bienal de São Paulo (1967, 2002). Suas obras fazem parte de acervos como os do Museu de Arte Moderna de São Paulo, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, da Pinacoteca do Estado de São Paulo, do Centro Cultural São Paulo e do Instituto Figueiredo Ferraz.

Sobre a curadora – Com breve incursão pelas artes nos anos 1990 e mestrado e doutorado em Filosofia, Virgínia H. A. Aita especializou-se em filosofia moderna, estéticas anglo-americanas e Arthur C. Danto. Estudou Filosofia e História da Arte na Universidade de Columbia (Barnard College, NY), onde realizou seu pós-doutorado em Estética entre 2015 e 2016, e participou de cursos temporários na School of Visual Arts. Lecionou na UFRGS, na UFBA, na Casa do Saber (SP) e no Instituto Ling, fez curadorias na Fundação Iberê Camargo e em projetos independentes e produz na área de filosofia e crítica de arte.
A exposição tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania / Governo Federal.

SERVIÇO
Exposição O sorriso da cor e outros engenhos
Artista: Sérgio Sister
Curadoria: Virgínia Aita
Abertura: 30 de julho, às 19h. Na ocasião, o artista e a curadora farão uma conversa aberta ao público sobre a exposição
Período de visitação: de 30 de julho a 1 de novembro de 2019
Local: Galeria do Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 22h e sábados, das 10h30 às 20h
Entrada franca

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.