O Fantástico Circo-Teatro de Um Homem Só

O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só retorna em curtíssima temporada de apenas três apresentações no Teatro Renascença, em Porto Alegre. O solo de Heinz Limaverde já foi apresentado em vários estados brasileiros e também esteve em cartaz na capital paulista. Em 2011, a produção venceu o Prêmio Açorianos nas categorias direção (Patrícia Fagundes) e figurino (Daniel Lion).

O espetáculo –  O mágico, a mulher-barbada, o palhaço, a vedete, o bufão e o vagabundo: todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele de Heinz Limaverde em O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só. As referências para a montagem foram garimpadas nas tradições das velhas lonas de interior, combinadas a importantes questões da arte contemporânea como a cena em primeira pessoa, a memória como matéria de criação, a experiência de proximidade com o espectador. A peça lança um olhar para os pequenos circos brasileiros como importante fonte de teatralidade e resistência cultural, muito além dos meios de comunicação de massa. Espaços de encontro onde o real e o sonho dançam no picadeiro, o medo e o fantástico se alteram em movimento de ruptura efêmera do cotidiano. A montagem também traz referências a personagens reais, como o próprio ator, o palhaço Carequinha, a atriz de teatro de revista gaúcha Eloína Ferraz e a mulher barbada mexicana Júlia Pastrana, que viveu no México no século XIX.

  A Cia. Rústica – O Fantástico Circo-Teatro de um Homem Só dá continuidade à investigação da Cia. Rústica em busca de uma linguagem contemporânea e popular baseada na cumplicidade entre atores e espectadores, que evoca o lúdico, o corpóreo, o humor e o risco na criação artística.  O primeiro projeto da trupe foi a trilogia Em Busca de Shakespeare, composta pelas montagens A Megera Domada (2008), Sonho de uma Noite de Verão (2006) e Macbeth (2004).

O ator – Heinz Limaverde –  Radicado em Porto Alegre há mais de vinte anos, Heinz Limaverde começou sua trajetória a partir do fascínio despertado pelas trupes circenses que visitavam sua cidade natal – Crato, no Ceará. De shows de drag queen a Shakespeare, da rua à sala, o intérprete tornou-se um dos nomes de maior destaque da cena gaúcha . No cinema, atuou no longa Ainda Orangotangos e no curta-metragem Outros, ambos de Gustavo Spolidoro.

A diretora – Patrícia Fagundes – Patrícia Fagundes é diretora da Cia. Rústica e professora de direção teatral no Departamento de Arte Dramática e no programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFRGS. Também é doutora em Humanidades pela Universidade Carlos III, de Madri, onde desenvolveu a tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, e mestre em direção teatral pela Middlesex University, de Londes, onde viveu e estudou por quatro anos, desenvolvendo dissertação sobre Shakespeare.

SERVIÇO
Quando: 26, 27 e 28/04 – sexta-feira, sábado e domingo, às 20h
Onde: Teatro Renascença (Av. Erico Verissimo, 307 – Menino Deus)
Quanto: R$ 40,00 (sábado e domingo) e R$ 30,00 (sexta-feira) – 50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.