Novos capítulos da história de glórias de Grêmio e Internacional serão escritas no Bar Apolinário, ali na parte externa do complexo Alameda República, novo empreendimento da Melnick que reúne opções de gastronomia e lazer no bairro Cidade Baixa. Torcedores tricolores e colorados, apaixonados por futebol, poderão transmitir seus sentimentos e contar memória de seus times do coração escrevendo crônicas para compor o livro “Porto Grenal Alegre – Santa Sede 15, Safra 2022”.

Aqueles que quiserem representar as cores de seus clubes nesta publicação precisam ter uma vida ligada ao futebol, frequentar o estádio desde criança, ter presenciado grandes conquistas e, quem sabe, algumas viagens para torcer pelo clube longe da Capital. Aí, é só fazer a inscrição e participar dos encontros semanais que ocorrerão entre março e agosto, sempre nas terças-feiras, às 20h. Neste período, os textos serão produzidos, lidos e aprimorados em formato de oficina.

Segundo o coordenador da iniciativa, o escritor Rubem Penz, os critérios para participar da produção são os mesmos exigidos em outros módulos: “ser bom leitor, ter experiência de escrita – seja por profissão ou por já ter cursado outras oficinas literárias –, estar aberto ao debate construtivo, ter humor, memória e sede!”. A atividade, que inicia em março, tem cinco vagas disponíveis para cada time.

Criatividade – As atividades que envolvem a redação das crônicas desde seu início terão a criatividade como destaque. Logo no primeiro dia, Penz, que vai coordenar os dois grupos, jogará a moeda para cima: “O capitão do time de cronistas que vencer o cara ou coroa poderá escolher entre bola ou campo. Se escolher bola, por exemplo, uma crônica de seu time inicia o livro, legando ao adversário o direito de estar na primeira orelha (campo). A partir de então, 10 temas serão explorados por 10 formas diferentes de compor o texto, de modo intercalado entre colorados e gremistas. Fazem parte do currículo, também, as escolhas de nomes e epígrafes para os capítulos, um sarau e as noites de autógrafo”, explica.

Santa Sede, a oficina boêmia – Desde 2010, a Santa Sede é a mais boêmia oficina literária da cidade. Publica antologias de crônicas, sempre apresentando novas safras de escritores e, também, homenageando grandes cronistas. Segundo Penz, “o desafio para 2022 será compor uma safra inédita: um Grenal em que cada time de escritores se esforçará para comprovar o quão maravilhoso é defender seu escudo e, ao mesmo tempo, ambos os lados desejarão escrever uma obra que faça jus ao mais importante clássico brasileiro, um dos dez maiores do mundo”, ressalta.

Alameda República – Localizada na Rua da República, 574, a Alameda República é um complexo inaugurado recentemente pela Melnick, com opções de gastronomia e lazer, mesclando um modelo de estruturas pop up com operações na calçada. O projeto segue o modelo já adotado pela construtora em outros espaços no local onde futuramente será lançado um novo empreendimento da empresa, o GO Cidade Baixa. Além disso, a companhia realizou uma série de melhorias ao longo da via, iniciativas que integram o movimento I LOVE POA, que promove benfeitorias a espaços públicos da capital gaúcha.

Serviço
O que: Livro Porto Grenal Alegre, Santa Sede 15, Safra 2022
Quando: entre março e agosto, encontros semanais nas terças-feiras, 20h
Onde: Bar Apolinário – Rua da República, 552 – Cidade Baixa

Informações, inscrições e valores: contato@oficinasantasede.com.br ou através do WhatsApp (51) 99123-5540

Fonte: Martha Becker Connections

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.