ONG lança documentário que dá voz à população em situação de rua da capital gaúcha
A ONG Centro Social da Rua irá realizar, no dia 28 de agosto (data em que se comemora o Dia do Voluntariado), a pré-estreia do documentário “Cidadãos da Rua: Eles têm voz”. O longa de 72 minutos mostra a trajetória de cinco pessoas que se encontram em situação de rua em Porto Alegre: um idoso, uma transexual, um jovem, um homem e uma mulher. O objetivo é dar luz a uma realidade delicada, de cidadãos que querem sair das ruas, mas sozinhos não conseguem encontrar o caminho.
A obra cinematográfica traz também depoimentos de personagens que já estiveram nesta mesma condição, e que hoje falam como conseguiram superar as dificuldades e sair das ruas. O projeto é inspirado na pesquisa amostral realizada pela ONG em dezembro de 2020, no primeiro ano de pandemia. Na ação, mais de 800 pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social da capital foram entrevistadas, dando um panorama mais atual deste cenário.
Para Letícia Andrade, coordenadora geral da ONG, o longa chega para reforçar a importância e a urgência do debate sobre a realidade da população de rua no país: “Essas pessoas precisam ter voz ativa na sociedade, principalmente para falarmos sobre temas necessários como o direito à moradia, fome, trabalho, violência e drogas. Queremos evidenciar os maiores problemas da rua com a voz de quem vive nela”.
O documentário tem direção de Tatiana Sager, roteiro de Renato Dornelles e montagem de Gabriela Paschoal. A pré-estreia será realizada no dia 28 de agosto, em sessão fechada para convidados: população de rua, trabalhadores da assistência social, voluntários e imprensa. Após isso, terão cinco exibições gratuitas online no canal do filme no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCk_DyAAMDPVRIyCUwvfW7HA para o público geral, nos dias 31 de agosto, 3, 6, 10 e 13 de setembro. Após cada exibição, um tema será debatido ao vivo com autoridades e profissionais da área jurídica, saúde e assistência.
O filme é uma realização do Centro Social da Rua, com financiamento da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) e patrocínio da empresa Vipal Borrachas.
Fonte: Buda Comunicação