Operita Violoncello retorna ao palco do Theatro São Pedro no dia 9 de maio

Aguardada como uma das grandes obras da temporada erudita em Porto Alegre, Operita Violoncello reestreia no dia 9 de maio (terça-feira), no Theatro São Pedro. Composta pelo maestro Arthur Barbosa, comlibreto do poeta Álvaro Santi,a ópera de câmara em um atonarra a história de Maria, mulher que se dedica totalmente ao violoncelo, seu grande amor, mas que se vê apaixonada por um homem pela primeira vez. Logo, o instrumento de cordas assume a forma humana, criando um triângulo amoroso.

Em cena, regendo uma orquestra formada por um conjunto de cellistas e um percussionista, Barbosa terá o desafio de garantir um toque de latinidade à formação operística. Tal recurso expressivo é algo inusitado que foge totalmente ao registro convencional, onde tango e ritmos do sul do Brasil, como a milonga, dialogam com as artes plásticas, o teatro e a dança.

A concepção de Operita Violoncello seguiu a lógica de todo processo criativo. Inicialmente, Arthur Barbosa estudou o repertório dos cellos, aspecto que considera inédito na obra, pelo fato de ser composta somente para um conjunto deste instrumento: “Eu já tinha o enredo da ópera, mas foi Álvaro que desenvolveu essa história de amor entre três personagens. Ele fez o poema e eu transformei em música. E colocar notas em letras é um processo longo e trabalhoso, uma vez que eu tenho que colocar nota por nota em cada sílaba, e em cima disso ainda vem toda a orquestração”.

Dirigida por Jacqueline Pinzon, Operita Violoncello é protagonizada pelos cantores Angela Diel e Daniel Germano e pelo ator-bailarino Raul Voges, que também assina as coreografias. O elenco conta, ainda, com as participações das atrizes-bailarinas Geórgia Reck e Iessa Medeiros. Para a formação instrumental, Arthur Barbosa convidou Estela Deunisio, Isadora Gehres, Jonathan Santos, Martina Ströher, Milene Aliverti, Murilo Alves, Paula Schäffer, Philip Mayer, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira, além do percussionista Jorge Matte.

Arthur Barbosa Crédito: Lucia Moreira/ Divulgação

A concepção cênica de Operita Violoncello busca abandonar o padrão de ópera convencional, onde solistas, coro e corpo de baile ocupam lugares estanques e de modo compartimentado. Outro diferencial desta montagem diz respeito ao modo como a encenação reposiciona os cantores. Migra-se de um formato operístico convencional para uma configuração onde os cantores e o ator solista são fundamentais no desenrolar da ação. Ou seja, os solistas não apenas usam sua virtuose vocal, como passam a ser ativos corporalmente em toda a movimentação e coreografias executadas no palco. Eles cantam, dançam e representam, como ocorre em óperas na contemporaneidade, as quais estão fortemente influenciadas pelo teatro musical“, explica Jacqueline.

FICHA TÉCNICA
Direção Artística, Composição e Regência:
 Arthur Barbosa
Libreto: Álvaro Santi
Encenação: Jacqueline Pinzon
Solistas: Angela Diel (mezzo soprano) e Daniel Germano (baixo)
Ator-bailarino: Raul Voges
Atrizes-bailarinas: Geórgia Reck e Iessa Medeiros
Orquestra de violoncelos: Estela Deunisio, Isadora Gehres, Jonathan Santos, Martina Ströher, Milene Aliverti, Murilo Alves, Paula Schäffer, Philip Mayer, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira
Percussão: Jorge Matte
Coreografia e cenografia: Raul Voges
Figurinos: Antonio Rabàdan
Iluminação: Maurício Moura
Fotografia: Cláudio Etges
Vídeos: Maurício Casiraghi
Assessoria de imprensa: Roberta Amaral
Produção executiva: Lorena Sanchez
Direção de produção e realização: Lu Bitello/Engenho da Arte

SERVIÇO
Operita Violoncello
Quando: 
9 de maio | Terça-feira | 20h
Onde: Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – Centro Histórico)
Ingressos: R$35 a R$90
Ingressos antecipados: https://theatrosaopedro.eleventickets.com/#!/apresentacao/40b7a691dd0d5b9004f1b47c75cf8bda4be0e724

Fonte: Projeção Cultural

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