Home Jornal da Capital É Notícia Orquestra Villa-Lobos recebe novos instrumentos musicais

Orquestra Villa-Lobos recebe novos instrumentos musicais

375
0

Dias têm sido de comemoração entre os 140 alunos da Orquestra Villa-Lobos, pois chegaram os novos materiais adquiridos com recursos da Lei Aldir Blanc n° 14.017/2020 por meio do Edital Aquisição de Bens e Materiais/ SEDAC. São 1.595 artigos, ao custo de R$ 71.936,69. Foram comprados 60 instrumentos musicais (cavaquinho, flautas doces, pratos, reco, rebolo, cabixi, carrilhão, blocos, surdo, violino, viola, violoncelos), 233 acessórios, 300 uniformes, uma filmadora, um notebook e 1.000 DVDs do espetáculo Paz & Amor. O recurso foi repassado em meados de janeiro deste ano e, no início de abril, ocorreu a prestação de contas, informa a idealizadora e coordenadora do programa de educação musical, Cecília Rheingantz Silveira.

“Estamos sob expectativa, pois a projeção é voltarmos a atender 300 alunos quando ocorrer a volta às aulas presenciais. Começamos as tratativas com a SMED para a retomada da manutenção da Orquestra”, conta Cecília. Enquanto isso não acontece, o programa, que atende crianças a partir dos seis anos de idade, segue com a dedicação de 20 educadores graças a doações de apoiadores.

Aliás, foi a solidariedade que manteve a OVL neste último ano. A pandemia levou a prefeitura municipal de Porto Alegre a suspender os recursos que a mantinham. A campanha de financiamento coletivo “Bloco na Rua” foi vital para que as atividades e o ânimo dos envolvidos não esmorecessem. Agora, renovada, a Orquestra está em contagem regressiva para o aniversário de 30 anos, em 15 de abril de 2022 – inclusive a nova identidade visual reforça e ratifica os propósitos do programa. Acompanhe as movimentações nas redes da Orquestra.

Mais sobre a OVL
A Orquestra Villa-Lobos é um projeto de educação musical desenvolvido desde abril de 1992 junto à Escola de Ensino Fundamental Heitor Villa-Lobos, na Lomba do Pinheiro, na periferia de Porto Alegre (RS). Sob a regência de Cecília Rheingantz Silveira, também idealizadora e coordenadora do programa, a Orquestra lançou dois CDs (o Trenzinho do Caipira, de 2002, e Olhos Coloridos, de 2008), um livro (Orquestra Villa-Lobos – Música que Transforma, de 2012) e um DVD (Orquestra Villa-Lobos ao Vivo, de 2013).

 Ao longo de quase 30 anos, a Orquestra já fez mais de 1,2 mil concertos, que foram assistidos por mais de 350 mil pessoas. Além disso, o programa recebeu menções importantes de instituições ligadas à música, à cultura e à educação, se consolidando como uma das principais iniciativas da área no Brasil. O mais recente reconhecimento veio em novembro passado quando, com Afrika, conquistou o Prêmio Açorianos de Música 2019-2020 na categoria Espetáculo do Ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here