Ospa destaca obras de compositores brasileiros em seu terceiro concerto da Série Pablo Komlós
Crédito: Maí Yandara
No dia 6 de abril, sábado, às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) recebe na Capital gaúcha, Neil Thomson, para o terceiro concerto da Série Pablo Komlós. Ele rege um programa dedicado à música brasileira, com obras de Ronaldo Miranda (1948-), Claudio Santoro (1919-1989) e José Siqueira (1907-1985). A pianista Catarina Domenici, vencedora do Prêmio Açorianos 2018 como melhor instrumentista, é a solista convidada.
A apresentação inicia com a obra ”O carnaval de Recife – Suíte de Bailado” do paraibano José Siqueira. Inspirada nos folguedos e tradições folclóricas de Pernambuco, a peça explora a musicalidade tupiniquim e reflete o caráter nacionalista do catálogo do compositor. Na sequência, a pianista brasileira Catarina Domenici sobe ao palco para interpretar os solos do “Concertino para Piano e Orquestra de Cordas” de Ronaldo Miranda. Composto em meados da década de 1980, apresenta sonoridades leves e instrumentação complexa. Musicista e compositora de sólida formação musical, Catarina tem se apresentado ao lado de importantes orquestras de toda a América e é conhecida dos palcos de música clássica do Brasil e do mundo.
Na segunda parte da tarde, a orquestra executa a “Sinfonia nº 5” de Claudio Santoro. Escrita em 1955, a obra remete a ritmos amazônicos e reflete toda a pluralidade técnica do compositor. O estilo sinfônico das músicas de Santoro é muito apreciado pelo maestro Neil Thomson, que faz questão de incluir suas obras no repertório. De origem britânica, o regente mudou-se para o Brasil após receber o convite para se tornar diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Goiás. No dia 6 de abril, ele vem a Porto Alegre especialmente para realizar sua estreia à frente da Ospa.
Concerto da Série Pablo Komlós – Crédito: Maí Yandara
Catarina Domenici (piano – Brasil) – Pianista, compositora e professora, Catarina Domenici tem se consagrado como uma das instrumentistas brasileiras mais relevantes no exterior. Teve seu primeiro contato com a música em uma escola de samba, a ZôLivre de São Miguel Arcanjo, em São Paulo, e conheceu a percussão antes de dedicar-se ao piano. Graduada em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), conquistou os títulos de Master of Music e Doctor of Music Arts pela Eastman School of Music, em Nova Iorque. É premiada em concursos como solista e musicista de câmara e venceu o Prêmio Açorianos de Música 2018 como melhor instrumentista. Pianista de formação sólida e versátil, tem se apresentado ao lado de orquestras por toda a América e é conhecida dos palcos da música de concerto do Brasil e do mundo.
Concerto da Série Pablo Komlós | Porto Alegre
Quando: 06 de abril de 2018, sábado, às 17h
Onde: Casa da Ospa (Centro Adminstrativo Fernando Ferrari (CAFF) – Av. Borges de Medeiros, 1501 – Cidade Baixa)
Classificação: 6 anos
PROGRAMA
José Siqueira: O Carnaval no Recife – Suíte de Bailado
Ronaldo Miranda: Concertino para Piano e Orquestra de Cordas
Cláudio Santoro: Sinfonia nº 5
Maestro: Neil Thomson (Inglaterra)
Solista: Catarina Domenici (piano – Brasil)