OSPA Jovem realiza concertos de abertura e encerramento do 1º Festival de Integração Musical em Porto Alegre
A OSPA Jovem, Orquestra Sinfônica da Escola de Música da OSPA – Conservatório Pablo Komlós, apresenta dois concertos no Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre, que marcam a abertura (23/09) e o encerramento (28/09) do 1º Festival de Integração Musical (FIMU). O concerto de abertura, Mestres Acadêmicos, destaca famosos professores como Max Bruch, Gabriel Fauré, Felix Mendelssohn e Heitor Villa-Lobos, e presta homenagem aos educadores de música com solos de Israel Oliveira (trompa) e Rodrigo Alquati (violoncelo), professores da Escola da OSPA. No domingo, os ritmos latinoamericanos juntam-se à música de concerto em Latinescências, programação que une diversas orquestras e encerra o festival com cerca de 120 jovens músicos no palco. Parte da programação oficial da Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (FOSPA), vinculada à Secretaria da Cultura do RS (Sedac-RS), os eventos têm entrada gratuita, com retirada de ingressos em sympla.com.br/casadaospa. As duas apresentações contam com intérpretes de Libras.
Concerto de abertura do FIMU – Mestres Acadêmicos
Na terça-feira, dia 23 de setembro, às 20h, a programação do FIMU inicia com clássicos do romantismo e da música brasileira. O concerto da OSPA Jovem traz obras dos compositores Gabriel Fauré e Johannes Brahms, sob regência de Arthur Barbosa, e conta com a participação de outros dois músicos e professores da FOSPA: o trompista Israel Oliveira é o solista de Concerto nº 1 para Trompa e Orquestra, de Wolfgang Amadeus Mozart, enquanto Rodrigo Alquati (violoncelo) realiza os solos de Kol Nidrei, de Max Bruch. A abertura da programação fica por conta da Camerata Jovem Casa da Música, que interpreta peças de Felix Mendelssohn e Heitor Villa-Lobos, sob a regência de Neemias Santos. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
Concerto de encerramento do FIMU – Latinescências
O encerramento do festival acontece no domingo, 28 de setembro, às 18h, reunindo no palco a OSPA Jovem e todos os grupos participantes do FIMU. O programa é dividido em quatro partes: a orquestra iniciante interpreta obras folclóricas brasileiras e também do compositor Merle John Isaac, sob regência de Jézer Silva; a orquestra intermediária executa peças de Jean Sibelius e Piotr Ilyitch Tchaikovsky, sob regência de Ricardo Chacón; e a OSPA Jovem apresenta Abertura Lo Schiavo, de Antônio Carlos Gomes, e Huapango, de José Pablo Moncayo García, sob regência de Arthur Barbosa. Ao final, todas as formações se unem em um grande concerto coletivo, novamente com regência de Barbosa, interpretando Batuque, de Oscar Lorenzo Fernández, Canción con Todos, de Armando Tejada Gómez e César Isella, além de Aquarela do Brasil, de Ary Barroso. A entrada é gratuita, com retirada antecipada de ingressos pelo Sympla.
Sobre o 1º Festival de Integração Musical (FIMU)
Realizado de 23 a 28 de setembro, o Festival de Integração Musical (FIMU) é um encontro inédito em Porto Alegre que reúne orquestras jovens e projetos sociais da região metropolitana, envolvendo cerca de 120 crianças e adolescentes. Ao longo da semana, os participantes terão oficinas de instrumentos e prática coletiva com professores convidados do Brasil, Chile, Cuba e Venezuela, além de ensaios abertos e atividades formativas em diferentes espaços da cidade. A iniciativa é idealizada e dirigida artisticamente pelo maestro Arthur Barbosa, violinista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e maestro da OSPA Jovem. No total, sete instituições participam do festival: AACAMUS – Orquestra Jovem da Casa da Música, Projeto Ouviravida, Orquestra Jovem PROJARI Guaíba, Projeto Vida com Arte, Orquestra Villa-Lobos, Orquestra Jovem do RS e OSPA Jovem. Mais informações no perfil do instagram @fimufestivalpoa.
FUNDAÇÃO ORQUESTRA SINFÔNICA DE PORTO ALEGRE
Concerto de abertura do FIMU – Mestres Acadêmicos
Quando: Terça-feira, 23 de setembro, às 20h
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA GRATUITA – Retirada antecipada de ingressos pelo Sympla
Concerto de encerramento do FIMU – Latinescências
Quando: Domingo, 28 de setembro, às 18h
Onde: Complexo Cultural Casa da OSPA (CAFF – Av. Borges de Medeiros, 1.501, Porto Alegre, RS).
ENTRADA GRATUITA – Retirada antecipada de ingressos pelo Sympla
Acesse o programa do concerto
Fonte: Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA)
Concerto da OSPA Jovem – Créditos: José Kalil
