Jornal da Capital

Noticias/informações gerais sobre Porto Alegre

No dia 14 de abril, sábado, às 17h, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa) se apresenta com uma das mais destacadas flautistas da cena musical internacional. Em sua recém-inaugurada Casa da Música, a Ospa recebe a portuguesa Adriana Ferreira, solista da Orquestra Nacional da França e da Orquestra Filarmônica de Roterdão, para concerto regido pelo maestro canadense Julian Kuerti. No programa, obras de Ludwig van Beethoven, Carl Nielsen e Dmitri Shostakovich. Ingressos à venda por valores entre R$ 30 e 80 em www.ospa.org.br ou no local, no dia do evento, das 14 às 17h.

Esta será a primeira apresentação de Adriana Ferreira como solista em Porto Alegre. Detentora de diversos prêmios em concursos internacionais realizados em Portugal, na Dinamarca, no Japão, na Itália e na Suíça, ela obteve recentemente o lugar de primeira flauta solo da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecilia, em Roma. Com a Ospa, ela interpreta o “Concerto para flauta” de Nielsen (1865-1931). Estreado em 1926, foi dedicado a Gilbert Jespersen, integrante do Quinteto de Sopros do Conservatório Real de Copenhague, grupo com o qual Nielsen havia realizado colaborações.

Antes dessa obra, a orquestra executa a Abertura “A Consagração da Casa” (Die Weihe des Hauses, em alemão), de Beethoven (1770-1827). Escrita em 1822, foi feita para a reabertura do então reconstruído Theater in der Josefstadt (Viena), ativo até os dias de hoje. Na segunda parte do concerto, o programa destaca a “Sinfonia nº 10” de Shostakovich (1906-1975), peça da metade da carreira do compositor. A trajetória de Shostakovich foi diretamente afetada pela política da Rússia soviética. Sua décima sinfonia foi estreada em 1953 – ano da morte de Stalin.

O maestro Julian Kuerti é regente convidado principal da Orquestra Metropolitana de Montreal (Canadá) e da Sinfônica Universitária de Concepción (Chile). Esta é, também, a primeira vez que ele se apresenta à frente da Ospa.
Mais informações pelo site www.ospa.org.br

Concerto da Ospa – Série Pablo Komlós
Quando: 14 de abril, sábado
Horário: 17h
Local: Sala de Concertos da Casa da Música da Ospa (Centro Administrativo Fernando Ferrari – Av. Borges de Medeiros, nº 1501/Centro, Porto Alegre-RS)

Adriana Ferreira – Crédito: Philippe Pache

Julian Kuerti – Credito: Dario Acosta
Foto em destaque – Crédito: Ana Eidam

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.