Ospa retorna ao MARGS com recital de seu Octeto de Cordas
No dia 24 de junho, domingo, às 17h, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (MARGS) volta a receber evento da Série Música de Câmara da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa). Será o primeiro recital da Temporada 2018 da Ospa no MARGS. O Octeto de Cordas da orquestra apresenta um programa especial para a formação com peças de Mendelssohn e Shostakovich. O grupo é formado por Ariel Polycarpo (violino), Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo) e Rodrigo Alquati (violoncelo) – eles são músicos da sinfônica de diferentes gerações, e mantêm intensa atuação em outras orquestras e formações instrumentais pelo Rio Grande do Sul.
Sobre o programa
O recital começa com “Octeto para Cordas em Mi bemol maior, Op. 20” de Felix Mendelssohn (1809 – 1847). Escrita ainda na adolescência do compositor alemão, é uma de suas mais importantes peças de música de câmara. Foi inspirada em Fausto de Johann Wolfgang von Goethe, poema trágico que figura entre as obras-primas da literatura germânica.
Na sequência, os músicos apresentam “Duas peças para Octeto de Cordas, Op. 11”, do russo Dmitri Shostakovich (1906 – 1975), obra que aponta para as tendências modernistas que o compositor começava a assumir.
Dica – Quem for ao recital poderá visitar, também, as exposições em cartaz no museu: “Imáginários Tangíveis” (na Galeria Aldo Locatelli), e “Xilos de Arlete Santarosa” (na Galeria Oscar Boeira).
Recital da Ospa | Série Música de Câmara
Quando: 24 de junho, domingo
Horário: 17h
Local: MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s/nº)
ENTRADA FRANCA
Apresentação: Octeto de Cordas da Ospa, formado por Ariel Polycarpo (violino), Brigitta Calloni (violino), Leonardo Bock (violino), Danilo Campos Vieira (violino), Gabriel Polycarpo (viola), Gabriela Vilanova (viola), Diego Schuck Biasibetti (violoncelo), Rodrigo Alquati (violoncelo).
Um dos recitais da Ospa no MARGS. Detalhe: violinista Brigitta Calloni (Crédito: Mariana Sirena)
Destaque: Octeto de Cordas da Ospa (Crédito: Tânia Ferreira)